
Literaturas e Culturas dos Países de Língua Portuguesa
Código
722091087
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Rosário Pimentel
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Desenvolver conhecimento integrado sobre países de língua portuguesa nas suas dimensões política, social, cultural e literária;
b) Problematizar tópicos sobre países de língua portuguesa através do conhecimento da História e da diversidade linguística, literária e sociocultural que apresentam;
c) Associar problemáticas estudadas a questões pertinentes no contexto do pensamento contemporâneo;
d) Preparar investigação autónoma.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
1. A cultura como concepção do mundo projectada em sistemas de valores, formas de sensibilidade, pensamento e acção. Cultura ou Culturas? Expressões culturais predominantes e expressões culturais subalternas. A dinâmica das culturas.
2. Breve História dos Países de Língua Portuguesa: o processo expansionista e a transferência de gentes e culturas. A cultura europeia como padrão civilizacional.
3. O tráfico transatlântico e a circulação multicontinental. O tráfico negreiro e a amálgama de valores culturais e religiosos. Resistência e interpenetração de culturas.
4. A descrição/representação do Mundo e o confronto de ideias: Imagens de África, Brasil e do Oriente. Manifestações culturais: as regras de convivência, a organização social a linguagem, a expressão artística, as práticas médicas, as dietas alimentares. O olhar do outro e o costume da terra.
5. A língua portuguesa como instrumento de inovação.
Bibliografia
THOMAZ, Luís Filipe F. R., De Ceuta a Timor, Lisboa, Difel,1994.
BUESCU, Leonor, O estudo das línguas exóticas no século XVI, Lisboa, biblioteca Breve, 1983.
ELLIOT, J. H., O velho mundo e o Novo, Lisboa, Editorial Querco, 1984.
SAID, E. W., Orientalismo, Lisboa: Cotovia, 2004, Ensaio.
África – literatura, arte e cultura, nos. 1-14, Linda-a-Velha, 1978-1986.
Método de ensino
A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pela docente, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula