
Textualidade e Educação
Código
722091105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Manuel Bernardo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Reflectir sobre as potencialidades educacionais da hermenêutica textual;
b) Problematizar a teoria do cânone na actualidade;
c) Estudar a textualidade como modelo para compreensão da acção;
d) Reflectir sobre comunidades de leitura e contextos educacionais;
e) Desenvolver investigação autónoma neste âmbito.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
A textualidade como modelo para compreensão da acção;
Comunidades de leitura e contextos educacionais;
Configuração das comunidades de leitura;
Cânones móveis e cânones educativos.
Bibliografia
BLOOM, H., The western canon - the books and school of the ages, Nova Iorque: Harcourt Brace & Company, 1994.
RICOEUR, P., Do texto à acção - ensaios de Hermenêutica II, Porto: Rés, s/d, Col. Diagonal, "A Constituição Hermenêutica da Fé Bíblica".
RICOEUR, P., O conflito das interpretações - ensaios de hermenêutica, Porto: Rés, s/d (Pref. de Miguel Dias Costa).
SCHOLES, R., Protocolos de leitura, Lisboa: Edições 70, 1989, Signos 52.
SCHOLES, R., Textual power - literary theory and the teaching of English, New Haven, Londres: Yale Univ. Press, 1985.
Método de ensino
A disciplina está organizada em regime de seminário, com sessões moderadas pelos docentes, centradas na apresentação e discussão de leituras preparadas pelos estudantes.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e procura ter um carácter formativo, pelo que inclui não só a produção de um trabalho escrito, mas também a ponderação qualitativa das intervenções em aula.