
Temas de Cultura Portuguesa
Código
722091124
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Estudos Portugueses
Créditos
10.0
Professor responsável
Cecília Gonçalves Barreira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se oferecer, neste seminário, uma panorâmica sobre a cultura oficial do Estado Novo e da III República, articulando as grandes questões culturais com questões de ordem identitária.
Pré-requisitos
Conteúdo
Porquê o Estado Novo e a III República? É no contraste das ideologias e das mentalidades no decorrer do período do Estado Novo e no pós 25 de Abril que se encontram as pistas para deslindarmos o Portugal profundo e as suas mutações desde os anos 30 do século XX até à actualidade.
A cultura contemporânea, na sua diversidade, adquire contornos interessantes e múltiplos se olharmos na perspectiva da história das mentalidades, das correntes estéticas e filosóficas, da arte, dos media, de um mundo em mutação plena.
Como explicar a história da fabricação do olhar sobre o Outro? Como encarar a tirania do sentir numa sociedade espartilhada entre o lado racional e o espiritual? E o poder da imagem?
Neste seminário não se pode pôr de lado o questionamento das globalizações, das sociabilidades e das implicações políticas das designadas “democracias” ocidentais.
Bibliografia
Bibliografia, plano de aulas e requisitos a cumprir serão fornecidos aos alunos no início do ano lectivo.
Bibliography, lectures planning and requisites to be fulfilled will be provided in the beginning of the academic year.
Método de ensino
Os seminários decorrerão com um período expositivo, da parte do docente, e um outro período de debate de ideias incluindo necessariamente os mestrandos.
Método de avaliação
A avaliação será constituída por um trabalho de 10 páginas a ser entregue no final do semestre.