
Identidade e Multiculturalismo nas Literaturas Francófonas
Código
722111038
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Espanhóis, Franceses e Italianos
Créditos
10.0
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Adquirir competências de investigação no quadro do fenómeno literário francófono e pós-colonial através do estudo de temáticas integradas num contexto cultural.
b) Analisar e produzir leituras críticas de textos literários e teóricos, em contexto transdisciplinar.
c) Conhecer bibliografia crítica sobre os temas estudados.
d) Adquirir competências que permitam a elaboração de um trabalho autónomo de investigação
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
Este seminário propõe uma reflexão sobre escritas francófonas da contemporaneidade, conduzida pelas temáticas da identidade e hibridismo cultural. A partir das obras literárias Le ventre de l’Atlantique de Fatou Diome e Les yeux baissés de Tahar Ben Jelloun, bem como de uma selecção de contos do mesmo autor, será privilegiado um imaginário construído numa relação inter-Atlântica França, Magreb e Senegal, entre a dificuldade de “ser o outro” e o desejo de partir/livre como uma alga do Atlântico”, entre universos desarticulados e a unidade da voz do narrador literário, enquanto busca. A abordagem literária, partindo de uma visão transdisciplinar, será articulada, numa perspectiva comparada, com algumas teorias pós-coloniais - como um “lugar de emergência do novo cultural”.
Bibliografia
RIBEIRO SANCHES, Manuela (org.), Deslocalizar a Europa - Antropologia, Arte, Literatura e História na Pós- Colonialidade, Lisboa, Cotovia, 2005.
BHABHA, Homi, The Location of Culture, London, Routledge, 2004.
DIOME, Fatou, Le ventre de l’Atlantique, Paris, Editions Anne Carrière, 2003.
BESSIERE, Jean e Moura, Jean-Marc (dir.), Littératures postcoloniales et francophonie, Paris, Honoré Champion, Paris, 2001.
JELLOUN, Tahar Paris, Les yeux baissés, Paris, Éditions du Seuil, 1997.
Método de ensino
Aulas Teóricas: 60%; Aulas Práticas: 40%. Leituras e comentários dos textos de ficção e teóricos seleccionados. Exercícios individuais e colectivos de pesquisa e sistematização de ideias relativamente às matérias em análise. Apresentação de estudos e exercícios de interpretação, para discussão, a partir das matérias em análise.
Método de avaliação
Participação regular nos seminários com apresentações e exposições orais solicitadas sobre aspectos literários e teóricos considerados no programa. Apresentação escrita e discussão oral de um trabalho final 12-15 pp., incluindo bibliografia, sobre um dos temas do programa.