
Estudos Literários Ingleses
Código
722121033
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Zulmira Castanheira
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português e Inglês
Objectivos
a) adquirir conhecimentos teóricos sobre literatura gótica (características convencionais do género e principais abordagens teóricas)
b) obter uma visão panorâmica da evolução do romance gótico britânico e dos seus principais autores e obras
c) ser capaz de relacionar os autores estudados com o contexto histórico e socio-cultural
d) desenvolver a capacidade de análise crítica dos textos literários seleccionados
e) conhecer bibliografia crítica sobre os assuntos estudados
f) desenvolver competências de investigação autónoma orientada para o domínio do romance gótico britânico
Pré-requisitos
Não se aplica.
Conteúdo
O IMAGINÁRIO GÓTICO NA FICÇÃO FEMININA BRITÂNICA: DE ANN RADCLIFFE A HILARY MANTEL
O gótico tem vindo a assombrar o imaginário literário nos últimos duzentos e cinquenta anos, período durante o qual a literatura gótica se tornou um género popular, ainda que controverso. O presente seminário parte da história semântica do termo “gótico” e das ideias que lhe estão associadas, seguida de uma visão panorâmica da evolução do romance gótico britânico desde as suas origens na segunda metade do século XVIII, em articulação com os contextos históricos e socio-culturais. Após uma resenha dos principais autores e obras e das mais significativas abordagens teóricas que se têm vindo a registar nos Estudos Góticos, bem como uma discussão sobre os traços convencionais do género (personagens-tipo, enredos, cenários, atmosferas, temas, motivos e técnicas narrativas característicos), será dada particular atenção à literatura gótica feminina.
A análise pormenorizada dos textos seleccionados, que incluem quer romances clássicos dos séculos XVIII e XIX, quer obras dos séculos XX e XXI em que esta forma literária é reconfigurada e re-imaginada, será precedida de uma introdução ao conceito de “Gótico Feminino” e visa estudar os principais temas e preocupações da ficção produzida pelas autoras.
Bibliografia
BOTTING, Fred. Gothic. London and New York: Routledge, 1996.
GROOM, Nick. The Gothic. A very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2012.
HOGLE, Jerrold E., ed. The Cambridge Companion to Gothic Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
WALLACE, Diana. Female Gothic Histories: Gender, History and the Gothic. Cardiff: University of Wales Press, 2013.
WALLACE, Diana and Andrew SMITH, eds. The Female Gothic: New Directions. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.
Método de ensino
Seminários de carácter teórico (40%)-prático (60%), em que se articula a exposição teórica das matérias com o comentário, a crítica e a discussão dos textos em grupo e ainda apresentações orais sobre aspectos do programa. Supervisão tutorial da investigação realizada pelos mestrandos, conducente à redacção do trabalho individual final.
Método de avaliação
O método a seguir consistirá em valorizar a assiduidade, o acompanhamento atempado das leituras, o contributo nas discussões através de intervenções espontâneas nas aulas, revelando capacidade de estabelecer relações a nível conceptual e consistência na argumentação, a apresentação de pequenos trabalhos orais previamente solicitados e a elaboração, em regime de tutoria, de um trabalho individual de investigação de cerca de 15 páginas (excluindo bibliografia e notas) sobre uma das autoras do programa.