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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ortografia e Gramática: norma e variação

Código

722131087

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Linguística

Créditos

10.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:
a) Compreender a relatividade do conceito de norma
b) Explicitar as regras do sistema ortográfico do português contemporâneo
c) Identificar as dimensões da variação linguística: variação geográfica, variação social e variação diacrónica
d) Descrever os principais aspectos em que existe variação geográfica no português europeu
e) Identificar áreas de instabilidade no sistema linguístico do português
f) Reconhecer as principais características que diferenciam o português europeu de outras variedades nacionais do português

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

1. O oral e o escrito: diferentes sistemas de representação; grafia e ortografia
2. Questões ortográficas e gramaticais: enquadramento histórico; fundamentos da ortografia do português contemporâneo
3. Norma e variação
3.1. Dimensões da variação linguística
3.2. O papel da norma; problematização do conceito de norma linguística (norma(s) e correcção)
3.3. Áreas de instabilidade no português europeu, tendências de mudança e fixação de norma(s)
3.4. A variação linguística em território português: aspectos fonológicos, lexicais, morfológicos e sintácticos.
3. 5. Alguns traços distintivos de diferentes variedades linguísticas do português e o problema da estabilização de normas

Bibliografia

Castro, Ivo. 2003. O Linguista e a Fixação da Norma. In A. Mendes e T. Freitas (orgs.) Actas do XVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa: APL, 11-24.
Ferreira, M. B. et ali. 1996. Variação linguística: perspectiva dialectológica. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 479-502.
Gonçalves, Perpétua. 1996. Aspectos da sintaxe do Português de Moçambique. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 313-322.
Lucchesi, Dante & Tânia Lobo. 1996. Aspectos da sintaxe do Português Brasileiro. In Faria et al., orgs. Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 303-311.
Peres, João Andrade & Móia, Telmo. 1995. Áreas críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

Método de ensino

As unidades lectivas funcionam em regime de seminário. As sessões terão uma componente teórica e uma componente prática. Estão previstas apresentações sobre tópicos do programa com base em textos relevantes. Prevê-se ainda trabalho de pesquisa que envolva formulação de problemas e propostas de resolução ou recolha e análise de dados.

Método de avaliação

A avaliação do seminário decorrerá de: participação dos estudantes nas sessões do seminário (40%); 1 trabalho escrito, orientado pela docente, apresentado e discutido em aula (60%).

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