Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Psicologia da Adolescência no Campo Educativo

Código

722160010

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Sociologia

Créditos

10.0

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Compreender as relações existentes entre o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens e as exigências de nível cognitivo, social e instrumental, presentes nas vias de educação e formação contemporâneas;
b) Adquirir competências para identificar e analisar literatura científica relevante na área da psicologia do desenvolvimento;
c) Compreender as mudanças no desenvolvimento psicológico com especial relevo para as mudanças que ocorrem na adolescência;
d) Promover a articulação entre as capacidades de diagnóstico de situações de bloqueio ou de risco na adolescência e as capacidades de activação do desenvolvimento psicológico;
e) Adquirir competências para apresentar oralmente e por escrito estudos empíricos articulando-os com as maiores descobertas da psicologia do desenvolvimento contemporânea.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

a) Conceitos e teorias da psicologia do desenvolvimento.
b) O desenvolvimento cognitivo na adolescência e a questão da generalização das operações formais.
c) O desenvolvimento sócio-emocional na adolescência e a formação da identidade.
d) O desenvolvimento sócio-moral na adolescência e a sua activação.
e) Os jovens que vivem em condições adversas e a questão da resiliência.

Bibliografia

Detry, B. & Simas, F. (2001). Educação, Cognição e Desenvolvimento. Lisboa: Edinova.
Neuenschwander, M. (2002). Desenvolvimento e Identidade na Adolescência. Coimbra: Almedina.
Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D. (2009). Desenvolvimento Humano (10.ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill.
Simão, A., M., Silva, A., L. & Sá, I. (2007). Auto-Regulação da Aprendizagem: das concepções às práticas. Lisboa: EDUCA.
Tavares, J., Pereira, A., Allen-Gomes, A., Monteiro, A., & Gomes, A. (2007). Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto Editora.

Método de ensino

Exposição teórica por parte do Professor.
Apresentação oral em sala de aula das recensões de artigos/capítulos de livros.
Discussão das temáticas evocadas quer pelas exposições do professor, quer pelas exposições dos alunos.

Método de avaliação

A avaliação compreende um ensaio de 15 páginas sobre um tema sugerido pelo professor e respectiva apresentação à turma e um exame escrito.

Cursos