
Metodologias em Ciências da Comunicação
Código
73201100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Professor responsável
João Mário Grilo
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
O curso apresenta os principais métodos através dos quais as Ciências da Comunicação, que são um campo multidisciplinar do conhecimento, desenvolvem a sua investigação e produzem os seus resultados. Os seus objectivos principais são tornar o estudante capaz de: (i) conhecer os principais metodologias, e ferramentas de análise, utilizadas para realizar investigação em Ciências da Comunicação; (ii) ser capaz de utilizar para produzir resultados próprios pelo menos dois desses métodos e, em especial, aquele(s) que se revelar(em), mais adequado(s) à investigação que conduzirá a elaboração da sua dissertação; (iii) saber avaliar a qualidade dos resultados produzidos em função quer das virtualidades e limitações dos próprio método, quer do caso particular ao qual o método tenha sido aplicado.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Esta Unidade Curricular pretende circunscrever os principais procedimentos metodológicos que são utilizados por aqueles que desenvolvem a sua investigação na área vasta e interdisciplinar da comunicação. Um procedimento metodológico pode ser definido como um conjunto sistematizado de acções-tipo que circunscrevem uma prática especifica e cuja realização permite a obtenção de resultado de uma certo tipo. Característica saliente da adopção de uma metodologia consiste na sua possibilidade de repetição: enquanto um acto poético, por exemplo, não é, por princípio, repetível, um procedimento metodológico pode ser ensinado, adoptado e repetido, produzindo (aproximadamente) os mesmos resultados. As Ciências Sociais e Humanas, grande área, à qual as Ciências da Comunicação certamente pertencem, utilizam metodologias diversas, quantitativas (e.g., estatísticas) e qualitativas (e.g., análise semiótica, análise lógicas) e mistas (e.g., análise histórica). Aspecto comum a todas as metodologias usadas nas Ciências da Comunicação, e distintivo das metodologias (matemático-experimentais) das Ciências Naturais e Exactas, é condição de ceteris paribus em que se encontram todas as aplicações concretas de qualquer uma dessas metodologias. A fiabilidade destas metodologias depende, assim, em boa parte do modo como cada uma delas se comporta face a essa condicionante.
Bibliografia
Batz, Jean-Claude [2005] L’Audivisuel: Un Enjeu de Civilisation, Seguiré, Paris;
Friedman. A. e Miles, S. [2006] Stakeholders: Theory and Practice, OUP, Oxford;
Geuens, J.P: [2000] Film Production Theory, State Univ. of New York Press, Albany
Lepore, E. [2003] Meaning and Argument, Basil Blackwell, Oxford
Thorburn, D. e Jenkins, H. [2003] Rethinking Media Change, MIT, Press, Camb. Mass.
Método de ensino
Nesta unidade curricular participará mais do que um docente doutorado ou investigador doutorado. A apresentação de cada metodologia, (por exemplo, análise lógica, análise semiótica, métodos quantitativos, focus groups, etc.) ficará a cargo de um docente doutorado do Departamento ou investigador doutorado de um dos Centros associados ao Programa. Cada expositor de uma metodologia disporá de duas sessões: nas primeira, será exposta a metodologia em questão, na versão mais actual disponível; na segunda serão apresentadas aplicações da metodologia e examinados criticamente os resultados dessas aplicações. Em qualquer das sessões haverá sempre um período de debate envolvendo o expositor e os outros participantes, em especial os doutorandos.
Método de avaliação
Participação no Seminário.
Apresentação de Ensaio Escrito.
Qualidade do Ensaio Apresentado.
Discussão do Ensaio Apresentado.