
Temáticas Aprofundadas em Ciências da Comunicação
Código
73201101
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
Ciências da Comunicação
Créditos
10.0
Professor responsável
António Marques
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular pretende identificar e circunscrever os temas e problemas que se podem considerar decisivos no desenvolvimento destas ciências e que permanecem determinantes nas dinâmicas das sociedades contemporâneas. No vasto quadro das ciências sociais e humanas, as que se delimitam sob o título “ciências da comunicação” são das que sofreram uma evolução mais problematizante, quando comparadas com outras ciências sociais, cuja génese e desenvolvimento históricos são, em princípio, mais facilmente reconstruíveis. Esta, pelo menos aparente, inorganicidade e instabilidade epistémica das ciências da comunicação, dever-se-á a factores diversos. Não será polémico ligar essas características à complexa rede de disciplinas e sub-disciplinas que incorporaram a temática da comunicação, assim como à célere e profunda mutação que as sociedades contemporâneas têm sofrido no passado recente. No entanto temas e problemas comunicacionais “implodem” de modo cada vez mais evidente as delimitações aparentemente seguras das clássicas ciências sociais e humanas. O mesmo é dizer que a transversalidade do comunicacional é ela própria indutora em geral de mudanças epistémicas.
Pré-requisitos
Não tem
Conteúdo
Neste seminário serão discutidos e aprofundados quatro grandes grupos de temáticas, verdadeiramente determinantes e transversais em ciências da comunicação. São elas a evolução da comunicação: linguagens naturais e artificiais; problemas do espaço público: dimensões ética e política; comunicação e tecnologias: caracterização e mutações; dimensão estética da comunicação.
A unidade curricular organiza os seus conteúdos em módulos diferenciados e articulados e nela participarão, para além dos membros da comissão científica do programa, outros especialistas, nacionais e estrangeiros. A ligação com unidades de investigação da área, quer da FCSH, quer externas, concretiza-se também sob diferentes formas
Bibliografia
Heidegger, M.: [2002] “O tempo da imagem do mundo” (1938) in Caminhos da Floresta, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, pp. 95-120.
Honneth, Axel and Fraser, Nancy [2003] Redistribution or Recognition, Verso, London/ New York.
Frampton, D. [2006] Filmosophy, Wallflower Press, London.
Ricoeur, P. [1983] Temps et Récit, Éditions du Seuil, Paris.
Método de ensino
Nesta unidade curricular participará mais do que um docente doutorado ou investigador doutorado. A apresentação de cada temática fundamental (por exemplo, teoria da cultura, formas de vida e essência da técnica, comunicação e cognição, arte e comunicação, percepção virtual e comunicação, etc.) ficará a cargo de um docente doutorado do Departamento ou investigador doutorado de um dos Centros associados ao Programa. Cada expositor de uma temática disporá de uma a duas sessões Em qualquer das sessões haverá sempre um período de debate envolvendo o expositor e os outros participantes, em especial os doutorandos.
Método de avaliação
Participação no Seminário.
Apresentação de Ensaio Escrito.
Qualidade do Ensaio Apresentado.
Discussão do Ensaio Apresentado.