
Metodologias em História
Código
73205100
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Departamento
História
Créditos
10.0
Professor responsável
Luís Espinha da Silveira
Horas semanais
2
Língua de ensino
Português
Objectivos
O seminário tem um duplo objectivo. Por um lado, pretende exemplificar diferentes modos analíticos de proceder em História. Por outro, visa reflectir, de forma aprofundada, nos usos a que ficam sujeitas as fontes primárias. Para alcançar este duplo objectivo, seleccionámos cinco laboratórios que são simultaneamente temáticos e metodológicos: a história comparada, as questões do nacionalismo, do colonialismo, da modernização e da cultura impressa. Pretende-se, em particular, que os alunos desenvolvam a capacidade de:
a) Saber identificar e utilizar com sentido crítico, de acordo com as regras da disciplina, fontes de informação diversa (bibliografia, documentos, testemunhos orais, iconográficos e outros).
b) Adquirir um conhecimento específico profundo e actualizado das metodologias utilizadas nas diferentes áreas da investigação histórica.
Pré-requisitos
Não aplicável.
Conteúdo
O seminário articula-se em função da discussão dos seguintes temas:
1. História comparada 2. Nação e Nacionalismos 3. Colonialismo e Império 4. Modernidade 5. Cultura impressa Na segunda parte do seminário os alunos receberão acompanhamento nas seguintes áreas de especialidade: Arquivística Histórica, História Antiga, Arqueologia e Historia Medieval, História Moderna, História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses, História Contemporânea.
Bibliografia
ANDERSON, Benedict, Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo, Lisboa, Edições 70, 2012.
MOORE, Barrington, As origens sociais da Ditadura e da Democracia: senhores e camponeses na construção do mundo moderno, Lisboa, Edições 70, 2010.
POLANYI, Karl, A grande transformação: as origens políticas e económicas do nosso tempo, Lisboa, Edições 70, 2012.
Cada área de especialidade fornece bibliografia específica e adequada aos conteúdos programáticos leccionados.
Método de ensino
Exposição de conteúdos teóricos; Discussão orientada em seminário; Orientação tutorial, sendo esta componente exclusiva quando os alunos inscritos na área de especialidade não ultrapassem o número de cinco.
Método de avaliação
A avaliação tem duas componentes, uma relativa à primeira parte do programa, outra relativa à segunda, a que se referem os seminários das várias especialidades. A componente relativa à segunda parte (50%) é determinada especificamente por cada área de especialização. Relativamente à primeira parte, serão ponderados dois elementos: um ensaio escrito individual (35% da nota final) e a participação oral nas sessões do seminário (15% da nota final).