
- Quatro salas de computadores, com 40 computadores - abertas 24 horas,
- Nos vários edificios departamentais existem mais salas de estudo, algumas com computadores,
- Centro de cópias,
- Sala de convívio,
- Campo de jogos,
- Circuito de manutenção,
- Parede de escalada,
- Posto médico,
- Creche,
- Vinte e quatro salas de estudo com capacidade global para cerca de 1200 estudantes - abertas a partir das 20:00 e durante toda a noite,
- Mini-mercado,
- Marco de correio com venda de selos,
- Caixa Geral de Depósitos,
- Livraria,
- Agência Abreu.
Serviços de apoio
Divisão Académica (http://www.fct.unl.pt/faculdade/servicos/divisao-academica)
A Divisão Académica ocupa-se de todos os assuntos referentes à vida académica dos estudantes. Para tal, assegura uma constante actualização das suas Bases de Dados, faz uma triagem dos documentos recebidos, garantindo o seu encaminhamento pelos canais apropriados, após elaboração de informação técnica e/ou parecer que habilite a uma tomada de decisão superior e fornece todos os dados estatísticos que lhe são solicitados interna e externamente.
Garante ainda o atendimento de público, arquivo e secretariado de todas as provas públicas de doutoramento.
A Divisão Académica (DA) é constituída pelas seguintes Secções:
Secção de Graduação (SG) – Responsável por garantir a efectivação de todos os processos administrativos relativos ao percurso académico dos estudantes de 1º Ciclo e de Ciclos de Estudos Integrados da Faculdade. (http://www.fct.unl.pt/faculdade/servicos/divisao-academica/sg);
Secção de Pós-Graduação (SPG) – Responsável por garantir a efectivação de todos os processos administrativos relativos ao percurso académico dos estudantes de 2º e 3º Ciclo, de Cursos de Pós-Graduação e de Diplomas de Estudos Avançados. http://www.fct.unl.pt/faculdade/servicos/divisao-academica/spg;
Secção de Apoio ao Estudante (SAE) – Responsável por garantir a integração dos estudantes na Faculdade e a promoção da mobilidade através do intercâmbio de estudantes com outras instituições do ensino superior, por facultar aconselhamento vocacional e psicológico e apoiar a integração na vida activa dos diplomados da Faculdade. (http://www.fct.unl.pt/faculdade/servicos/divisao-academica/sae).
Esta Secção inclui as áreas de:
a) Acolhimento e Mobilidade (http://www.fct.unl.pt/estudante/acolhimento-e-mobilidade);
b) Aconselhamento Vocacional e Psicológico (http://www.fct.unl.pt/estudante/gapa);
c) Integração na Vida Activa (http://www.fct.unl.pt/estudante/integracao-na-vida-activa).
Biblioteca
A BIBLIOTECA da FCT tem como missão adquirir, disponibilizar e difundir recursos de informação (impressos e electrónicos) de qualidade a docentes, alunos, investigadores e funcionários, que sirvam de apoio às suas actividades académicas, científicas e funcionais, assim como contribuir para a aprendizagem ao longo da vida, a literacia da informação e a liberdade intelectual.
A Biblioteca tem 434 lugares de leitura distribuídos por cinco salas, com documentação em regime de livre acesso, abertas a todos os docentes, investigadores, alunos e funcionários da FCT e público em geral.
Toda a documentação está registada no catálogo que se encontra disponível on-line (OPAC). Todos os documentos, independentemente do seu suporte, são requisitáveis para leitura domiciliária, excepto obras de referência (Enciclopédias, dicionários de línguas, dicionários temáticos, normas …), publicações periódicas, e fundos de reservados (obras com características especiais que se encontram agrupadas em colecções) e ainda os exemplares assinalados com bola amarela.
Os utilizadores podem ter acesso igualmente a obras não existentes na FCT, graças ao serviço de empréstimo interbibliotecas, que abrange instituições congéneres no país e no estrangeiro.
A Biblioteca dispõe de várias máquinas multifunções para serem utilizadas em regime de self-service que permitem fotocopiar, imprimir e digitalizar em regime de self-service.
As fotocópias funcionam através da utilização de cartões. Os utilizadores podem adquirir os cartões de fotocópias em qualquer balcão de atendimento e recarregá-los na sala verde (Piso 1) ou na sala azul (Piso 2). O cartão é recarregável. A tabela de preços encontra-se afixada nos balcões de atendimento e junto aos equipamentos. A Biblioteca compromete-se a cumprir a lei dos direitos de autor.
O serviço de impressão, funciona através de vales. Os utilizadores devem dirigir-se aos balcões de atendimento para efectuarem a aquisição dos vales de impressão que depois devem activar nos computadores disponíveis nas salas de leitura. A tabela de preços encontra-se afixada nos balcões de atendimento e junto aos equipamentos.
As digitalizações são inteiramente gratuitas.
Há quarenta e dois computadores disponíveis para trabalhos e pesquisa,
Todo o edifício tem acesso “wireless” à internet e é possível aceder remotamente a toda a documentação em suporte digital.
A Biblioteca tem 40 gabinetes de trabalho individual e 8 gabinetes para trabalhos em grupo. Os Gabinetes de Trabalho Individual destinam-se, preferencialmente, a utilizadores que se encontrem a desenvolver actividades de investigação. Os gabinetes de trabalho em grupo destinam-se à reunião de grupos de trabalho. Estes gabinetes têm de estar ocupados pelo mínimo de 2 pessoas e em caso algum podem ser utilizados por mais de seis pessoas em simultâneo.
Uma vez que a instituição faz parte do consórcio B-On é possível aceder a um grande número de revistas científicas, inclusive a partir do exterior do “campus”.
A Biblioteca dispõe ainda de uma sala de exposições e um auditório com capacidade para 80 lugares sentados. Disponibilizando um programa cultural com um leque de actividades diversificado, como: exposições (pintura, instalação; fotografia, escultura), cinema, teatro, dança e conferências sobre assuntos sociais relevantes.
Foi recentemente inaugurado um espaço “American Corner”.
O “American Corner” disponibiliza o acesso a colecções de livros e bases de dados científicas.
Projectos da Biblioteca
RUN ( Repositório da Universidade Nova de Lisboa) e Projecto BLIMUNDA (Levantamento das políticas das editoras e revistas científicas nacionais para o auto-arquivo em repositórios institucionais).
Horário de Funcionamento:
Dias úteis: Das 9:00h às 20:00h
Férias: Das 9:00h às 17:00h
Encerrado: Sábados, Domingos e Feriados
Contactos:
E-mail: biblioteca@fct.unl.pt
Tel.:+351 - 21 294 7829
Fax: +351 - 21 294 8347
Outro equipamento
Programas de intercâmbio
Technische Universitat Dresden (TUD); UNL
Intercâmbio de estudantes: obtenção do grau "Master of Science" através do Programa Lógica Computacional
03-02-2004
05-03-2007
Technische Unisersitat Munchen; UNL
Cooperação científica e académica. Mobilidade de docentes, investigadores, técnicos e estudantes.
04-11-2002
BRASIL
Fundação Universidade de Brasília; UNL
Cooperação e Intercâmbio técnico-científico e cultural. Intercâmbio de professores e alunos.
14-07-2005
Universidades do Amazonas, de Brasília, Fed. de Pernambuco, Fed. de St.ª Catarina
Universidades dos Açores, de Aveiro, de Évora e UNL
Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais. Implantar um curso de Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais. Fomentar o intercâmbio de professores, alunos e técnicos entre as instituições.
04-04-1997
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); UNL
Estabelece e regulamenta um programa de cooperação pedagógica, científica, tecnológica e de extensão universitária. Intercâmbio de professores, alunos e pesquisadores.
30-01-2003
Universidade Federal de Santa Maria; UNL
Intercâmbio de professores, de alunos, de pessoal técnico-administrativo, pesquisas conjuntas
01-12-2005
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), UNL
Intercâmbio de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos. Desenvolvimento da pesquisa conjunta, publicações científicas e eventos internacionais.
19-02-2004
Universidade São Paulo (USP); UNL
Intercâmbio de docentes, investigadores, técnicos e discentes.
Implementação de projectos de pesquisa comuns.
27-07-2004
BULGÁRIA
Universidade Técnica de Sofia; UNL
Intercâmbio entre docentes, discentes, administração, faculdades e departamentos
02-05-2005
CHINA
Universidade de Macau; UNL
Desenvolvimento e alargamento da cooperação científica e da investigação e formação académica. Intercâmbio de docentes, investigadores, técnicos e alunos.
17-10-1992
FRANÇA
Embaixada de França, Conselheiros do Comércio Exterior; UNL
Estabelece os termos de um programa anual de estágios que serão efectuados nas empresas francesas, em França
07-12-2005
ESPANHA
Universidade Técnica/Politécnica da Catalunha (UPC); UNL
Desenvolvimento de intercâmbios académicos e culturais e apoio mútuo nos campos da educação, investigação e outros. Intercâmbio de professores e de estudantes (graduação e de doutoramento)
20-03-2006
MOÇAMBIQUE
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM)
Apoio da FCT na formação de docentes e na planificação curricular de cursos do ISCTEM; desenvolvimento de projectos científicos.
22-04-1997
ROMÉNIA
State University "Valachia" Targoviste (SUVT)
Intercâmbio de professores. Organização de workshops e conferências.
Intercâmbio de alunos. Desenvolvimento de projectos de investigação.
04-06-1996
The "Politehnica" University of Timisoara
Cooperação na área das Ciências Naturais e da Engenharia. Acolhimento de docentes e de alunos de licenciatura e de pós-graduação. Programa Erasmus-Socrates.
30-11-2005
Universidade de Técnica de Eng.ª Civil – Bucareste
Intercâmbio de docentes (conferências, workshops, seminários). Promoção de programas académicos para estudantes de licenciatura e de pós-graduação. Troca de experiências pedagógicas e científicas.
01-06-2004
Universidade de Galati ("DJ"UG) - "Dunarea de Jos"
Intercâmbio de docentes (conferências, workshops, seminários). Promoção de programas académicos para estudantes de licenciatura e de pós-graduação. Troca de experiências pedagógicas e científicas.
04-06-2004
Universidade Politécnica de Bucareste
Intercâmbio de docentes (conferências, workshops, seminários). Promoção de programas académicos para estudantes de licenciatura e de pós-graduação. Troca de experiências pedagógicas e científicas.
24-03-2004
T.U.C.N. Universidade Técnica de CLUJ-NAPOCA
Promoção da cooperação científica internacional nos domínios da educação académica, de estágios académicos e da investigação
27-03-2006
TUNÍSIA
L’Institut Supérieur des Métiers du Patrimoine (Université de Tunis)
Estabelece cooperação nos domínios da formação cientítica e técnica, do ensino e da investigação.
18-10-2002
UCRÂNIA
Universidade Nacional de Kiev "Taras Chevchenko"
Cooperação entre as instituições, nomeadamente intercâmbio de docentes, investigadores, técnicos e discentes; implementação de projectos conjuntos de investigação através de programas comuns.
18-07-2005
Vinnytsia National Technical University
Cooperação através de contratos Socrates-Erasmus ou outros programas bilaterais. Promoção de outras actividades académicas.
18-07-2005
USA
San Diego State University; UNL
Intercâmbio Académico, desenvolvimento de cursos e Investigação. Intercâmbio de alunos
25-02-2003
Sub Acordo para um programa de Intercâmbio de Estudantes (máx. 2 por ano)
25-02-2003
Estágios
Estágios/ Emprego
Na FCT a oferta de estágios e emprego é centralizada na Secção de Apoio ao Estudante da Divisão Académica (SAE/DA).
Se um estudante ou diplomado da FCT pretende receber ofertas de emprego e/ou estágio por parte das empresas, ou ter acesso a outras notícias, deve inscrever-se na plataforma FCT Emprego em http://emprego.fct.unl.pt/. Depois de autorizada a abertura de conta, por parte de um administrador, é só proceder à submissão dos restantes dados e do Curriculum Vitae (aconselhamos um em inglês e outro em português).
Pode candidatar-se online às ofertas que mais lhe interessam. As empresas podem, assim, consultar as candidaturas a qualquer momento.
Todos os dados introduzidos e a sua actualização são da inteira responsabilidade do utilizador.
Bolsas
A FCT premeia os seus alunos com as Bolsas de Mérito de acordo com o procedimento legal habitual:
Prémios
Concurso de Ideias (Inovar para Potenciar) http://www4.fct.unl.pt/empreendedorismo/concurso-de-ideias
Prémios Escolares
Todos os anos a FCT/UNL premeia os estudantes com a classificação mais elevada nos cursos que concluíram.
Prémio Professor Armando Lencastre – Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente.
Prémio Professor António Mineiro – Mestrado Integrado em Engenharia Civil;
Prémio Professor Jorge Neves da Silva – Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica;
Prémio ao estudante que concluiu o curso com a classificação mais elevada de todos os cursos da FCT.
Prémio APDIO FCT / UNL para o estudante que obteve as classificações mais elevadas em Investigação Operacional.
Cursos de línguas
UAPRE | Formação
A Unidade de Apoio a Projectos e Relações Exteriores do Gabinete de Apoio à Direcção desenvolve diversas acções de formação complementar, destinadas aos alunos e ex-alunos da FCT, com o intuito de diversificar os seus conhecimentos em outras áreas do saber, fundamentais para a vida profissional.
Exemplos disso são os Cursos de Línguas, os Cursos Técnicos e outros de Formação Específica. Ministra ainda Cursos de Formação Especializada direccionados para profissionais de diversas áreas da Engenharia, como exemplo: Peritos Qualificados da área da Energia e Docentes do Ensino Básico e Secundário.
As acções decorrem em horários compatíveis com as aulas e funcionam de acordo com o calendário escolar.
Localização: Edifício da Biblioteca piso 0
Contactos: Telef. directo: 212 947 897
E-mail: gab-ad.formar@fct.unl.pt
Mais informações em http://www.fct.unl.pt/ensino/ensino
Serviços de alimentação
Os estudantes podem comer na Cantina do Serviços de Acção Social da UNL, existente no Campus de Caparica.
Dispõem, ainda, de mais onze bares alternativos no campus.
Instalações com resposta a necessidades especiais
No que respeita a instalações para estudantes/docentes com necessidades especiais, a FCT dispõe de lugares de estacionamento reservados para os mesmos, de rampas de acesso aos seus edifícios e de elevadores. Numa análise casuística é ainda possível minorar algumas dificuldades que estes estudantes/docentes possam sentir.
Actividades extracurriculares
A Associação de Estudantes da FCT (AEFCT) patrociona um conjunto numeroso de Equipas Desportivas e Núcleos temáticos.
A FCT patrociona duas Tunas:
A Biblioteca organiza periodicamente exposições, colóquios e ciclos de conferências.
Os Departamentos organizam periodicamente ciclos de conferências temáticos.
Associações de estudantes
Criada em 1979, a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) é a estrutura que representa e defende os interesses dos estudantes, tendo como principais objectivos a promoção da melhoria de condições para o estudo e a valorização cívica dos seus membros. A Associação organiza anualmente diversas actividades, das quais se destacam a Semana de Recepção ao Caloiro, o Fórum Pedagógico e o Fórum dos Núcleos, para além de outras pontuais de carácter cultural, recreativo ou desportivo.
A AEFCT enquadra núcleos de lazer, bem como núcleos pedagógicos, dirigidos especificamente aos estudantes de algumas licenciaturas. Por outro lado, os estudantes são convidados a integrar equipas desportivas.