Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Engenharia da Soldadura

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

Rosa Maria Mendes Miranda

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

18 vagas

Horários

Sextas e Sábados.

Objectivos educativos

O objectivo do Mestrado em Engenharia da Soldadura (MES) é o de formar mestres em Engenharia da Soldadura com competências para: conceber, elaborar, coordenar e executar projectos; propor soluções técnica e economicamente competitivas; decidir com espírito crítico; gerir e controlar processos de soldadura e desenvolver trabalhos de investigação científica no domínio da soldadura.

Dada a grande diversidade das áreas intervenientes, o MES apresenta-se particularmente vocacionado para satisfazer os requisitos de empresas (industriais ou de serviços) e organizações (públicas ou privadas) nos domínios de: projecto, produção, consultoria, metalurgia, inspecção, qualidade e manutenção em empresas. bem como no ensino e na investigação.

Assim, estabeleceram-se os seguintes objectivos educacionais e de formação científico-tecnológica para o 2.º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia da Soldadura:

  1. Assegurar uma formação sólida e actualizada em ciências da especialidade.
  2. Desenvolver competências para evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido no âmbito da tecnologia da soldadura.
  3. Nesta abordagem, os estudantes devem ser capazes de compreender e saber aplicar os conhecimentos adquiridos de ordem científica e tecnológica de forma a encontrar soluções para os problemas incorporando, sempre que necessário, as mais recentes inovações tecnológicas.
  4. Desenvolver competências para recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante para fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes.
  5. Desenvolver competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo com o objectivo de se manterem actualizados e de possuírem uma visão alargada sobre os diferentes domínios da engenharia da soldadura.
  6.  Desenvolver competências para conceber e inovar, ou seja, serem capazes de integrar conhecimentos, lidar com questões complexas novas ou não familiares. Devem, assim, demonstrar capacidade para decidir e desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, em contextos alargados e multidisciplinares.
  7. Desenvolver competências de análise e síntese, para actuar de uma forma crítica, autónoma e interdisciplinar.
  8. Desenvolver competências de interacção que permitam lidar com situações profissionais que envolvam sectores da sociedade com níveis culturais e educacionais muito diferenciados.
  9. Desenvolver uma atitude profissional, adulta e responsável como cidadãos informados que possuem uma sólida formação humana e ética.
  10. Desenvolver competências de empreendedorismo que permitam criar empresas de base tecnológica.

Saídas profissionais

Dada a grande diversidade das áreas intervenientes, o MES apresenta-se particularmente vocacionado para satisfazer os requisitos de empresas (industriais ou de serviços) e organizações (públicas ou privadas) actuando na área da soldadura nos domínios de: projecto, produção, consultoria, metalurgia, inspecção, qualidade e manutenção em empresas. Estarão aptos a intervir a vários níveis, desde a concepção e inovação, à execução, bem como na coordenação de obras de engenharia.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração : 2 anos
Créditos totais : 120 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área Créditos (ECTS)
Engenharia Mecânica
96
Engenharia de Materiais
24

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3º ciclo

Regras de avaliação

Prevêem-se os seguintes modos de avaliação para a componente curricular

  1. Avaliação apenas com exame ou trabalho final.
  2. Avaliação distribuída sem exame ou trabalho final. Nas disciplinas com este modo de avaliação, haverá ao longo do período lectivo, por exemplo, trabalhos laboratoriais, mini-testes, testes, trabalhos individuais ou de grupo, seminários, aos quais será atribuída classificação com a qual se construirá a classificação final.
  3. Avaliação distri

    Estrutura

    1.º Semestre
    Código Nome Créditos
    9418 Processos de Soldadura I 12.0
    1.º Trimestre
    Código Nome Créditos
    9417 Introdução às Tecnologias de Soldadura e Ligação 6.0
    2.º Semestre
    Código Nome Créditos
    9423 Fabricação Soldada I 12.0
    9422 Metalurgia da Soldadura II 12.0
    2.º Trimestre
    Código Nome Créditos
    9419 Materiais e Metalurgia 6.0
    9420 Metalurgia da Soldadura I 6.0
    3.º Trimestre
    Código Nome Créditos
    9421 Processos de Soldadura II 6.0
    3.º Semestre
    Código Nome Créditos
    9425 Dissertação em Engenharia da Soldadura 42.0
    9426 Fabricação Soldada II 12.0
    5.º Trimestre
    Código Nome Créditos
    9424 Concepção e Cálculo em Construção Soldada 6.0