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Faculdade de Ciências e Tecnologia

Programação de Microprocessadores

Código

7777

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

Saber: 

Descrever a organização e funcionamento de sistemas com microprocessadores.
Especificação estruturada e descrição modular de sistemas; visão hardware e visão software; recurso a métodos de representação de algoritmos tais como fluxogramas, pseudo-código, program graphs, basic schematic, ASM.
Codificação e execução de programas recorrendo a linguagens de alto-nível.

 Fazer:

Saber construir programas elementares com um mínimo de algorítmia

Não técnicas: 

Aprendizagem ao longo da vida, formação de base

Conteúdo

  • Organização e arquitectura dos computadores: Evolução histórica da arquitectura
  • Unidade central de processamento: Análise do funcionamento
  • Manuseamento de dados e execução de instruções
  • Mecanismos de execução de programas
  • Estruturas de dados
  • Instruções de acesso a memória, controlo de fluxo e entradas/saídas
  • Modelo de programação de um processador
  • Metodologia de construção de programas
  • Interface da unidade Central de processamento com periféricos: Dispositivos de Entrada/Saída, dispositivos de comunicação
  • Hierarquia de memória

Bibliografia

- Acetatos das aulas teóricas. Paulo da Fonseca Pinto

-Linguagem C, Luís Damas, Tecnologias de Informação, FCA Editora de Informática, Lda

Método de ensino

O ensino teórico é ministrado em aulas teóricas de exposição de matéria. O objectivo é alertar os alunos para certos aspectos mais problemáticos que podem passar despercebidos pela leitura do livro de apoio.

O ensino prático consiste em aulas de laboratório onde os alunos são expostos a problemas com um grau crescente de dificuldade ao longo so semestre. Cada aula tem um trabalho final dessa aula. As últimas aulas são usadas para executar o trabalho final da disciplina.

Método de avaliação

Existe avaliação teórica e avaliação prática.
Cada uma delas tem um peso de 50% na classiicação final.
É necessário obter a classificação de 9,5 valores em cada componente.

Componente teórica:
A componente teórica da disciplina pode ser realizada através de
       testes (3 testes ao longo do semestre)
       exame final

Componente prática:
     Trabalhos semanais, corrigidos e avaliados na aula seguinte
     Trabalho final com avaliação baseada numa discussão oral.
Os trabalhos práticos são executados em grupo e avaliados individualmente.

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