Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Pós-Graduação em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica

Ciclo

Curso de Pós-graduação

Grau

Não atribuido

Coordenador ECTS

Pedro da Costa Brito Cabral

Objectivos educativos

Desenvolvido em colaboração com a UNIGIS Internacional, o programa do curso de especialização em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica visa proporcionar aos alunos um ensino abrangente nos domínios teóricos e práticos ligados à análise da informação geográfica.
Concebido para ir ao encontro das exigências das empresas e das instituições públicas e privadas, o programa do curso visa fornecer o enquadramento necessário para o conhecimento dos aspectos técnicos, científicos e organizacionais relacionados com o uso dos SIG, garantir a apropriação de técnicas de análise, com particular ênfase para os conhecimentos ligados à concepção e implementação de Projectos SIG, e assegurar as qualificações necessárias para uma carreira científica ligada à investigação em Ciência da Informação Geográfica.
Orientado para a formação de quadros técnicos superiores, este curso constitui uma oportunidade para a aquisição de conhecimentos e competências na área da Ciência e SIG, possibilitando aos alunos o reconhecimento internacional das suas qualificações.
O programa do curso é integralmente disponibilizado via Internet, pressupõe um domínio profundo da língua portuguesa e é composto pelas seguintes unidades curriculares: Ciência & SIG; Dados Geo-Espaciais: Modelos e Operações; Base de Dados; Ciências Cartográficas; Aplicações de SIG I; Modelação em SIG; Data Mining Geo-Espacial; SIG nas Organizações; Detecção Remota e Aplicações de SIG II.
Ao completarem o curso de especialização os alunos estarão aptos a aplicar os seus conhecimentos em diversas áreas de actividades, que abrangem os seguintes campos profissionais:

  • Administração Pública;
  • Ambiente;
  • Investigação;
  • Comércio e Serviços;
  • Educação;
  • Defesa;
  • Equipamentos e infra-estruturas;
 

Condições de acesso

Podem candidatar-se &agrave; admiss&atilde;o ao curso os candidatos:<br><ul><li>Titulares do grau de licenciado ou equivalente;</li><li>Titulares de um grau acad&eacute;mico superior estrangeiro conferido na sequ&ecirc;ncia de um 1&ordm; ciclo de estudos organizado de acordo com os princ&iacute;pios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;</li><li>Titulares de um grau acad&eacute;mico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Cient&iacute;fico do ISEGI-UNL;</li><li>Detentores de um curr&iacute;culo escolar, cient&iacute;fico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realiza&ccedil;&atilde;o deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico do ISEGI-UNL.</li></ul>

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A obtenção do diploma, não conferente de grau, em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica pressupõe a realização de 7,5 ECTS, associados à unidade curricular de Ciência e Sistemas de Informação Geográfica (obrigatória), e 52,5 ECTS relativos às unidades curriculares de natureza optativa.
O resultado final é expresso no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

Acesso a outros cursos

Mestrado (2º ciclo)

Regras de avaliação

1. Para a frequ&ecirc;ncia das unidades curriculares da&nbsp;P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o n&atilde;o s&atilde;o exigidas preced&ecirc;ncias obrigat&oacute;rias.<br />2. A avalia&ccedil;&atilde;o de conhecimentos relativos ao curso de especializa&ccedil;&atilde;o tem car&aacute;cter individual e ser&aacute; efectuada com base em provas finais escritas e/ou orais das diferentes unidades curriculares, a realizar no final dos semestres lectivos. Ser&atilde;o ainda considerados, na avalia&ccedil;&atilde;o de conhecimentos, trabalhos levados a efeito pelos alunos no &acirc;mbito das diferentes unidades curriculares em condi&ccedil;&otilde;es a definir pelos respectivos docentes. O resultado da avalia&ccedil;&atilde;o ser&aacute; expresso na escala num&eacute;rica de zero a vinte valores.<br />3. Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno cuja m&eacute;dia das c

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome Créditos
60000 Ciência e Sistemas de Informação Geográfica 7.5
Opções
60016 Geographic Information Standards 4.0
60028 Introduction to Geostatistics 3.5
71001 Data Analysis 7.5
71002 Geographic Information Systems Applications 7.5
71003 Remote Sensing 7.5
71005 Geostatistics 7.5
71006 Geospatial Data Mining 7.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome Créditos
Opções
42322 Tecnologias Internet e Web 7.5
60017 Project Management 3.5
60020 Geospatial Free Open Source Software 4.0
60023 Bases de Dados Espaciais 7.5