Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Gestão do Conhecimento

Código

53006

Unidade Orgânica

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Créditos

7.5

Professor responsável

Miguel de Castro Neto

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

As organizações nas economias do conhecimento encontram-se sob grandes pressões da parte dos clientes para criarem produtos e serviços em períodos cada vez mais curtos e aos mais baixo custos. A Gestão do Conhecimento (GC) pode contribuir para a melhoria da eficiência organizacional, facilitando a difusão das experiências e das “melhores práticas” em toda a organização evitando duplicações desnecessárias e reduzindo custos.. Neste contexto, os objectivos desta unidade curricular são:

  1. Introduzir os princípios da GC para a melhoria da eficiência e da eficácia organizacional, com vista a promover a competitividade das organizações e discutir os pontos fortes e fracos das várias abordagens àquela;
  2. Apresentar diferentes estratégias que contribuem para a criação e partilha do conhecimento;
  3. Compreender e aplicar vários modelos relativos à caracterização e medição de Capital Social e Intelectual das organizações
  4. Identificar as questões associadas às oportunidades e constrangimentos, tanto técnicos como culturais que existem na actividade da GC.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

1. Introdução à GC. Evolução da prática de GC. Os principais motores contemporâneos da GC. O papel da GC na criação de organizações – baseadas no conhecimento. Seu contributo para a competitividade organizacional. Abordagens à GC. 2. Estratégias para a criação e partilha de conhecimento, nas organizações. 3. Redes sociais como IGNOREes de inovação e de conhecimento organizacional. 4. Comunidades de Prática (CoP’s) e Redes de Prática 5. Capital Social e Capital Intelectual. Métricas. 6. Infra-estrutura tecnológica para a promoção da criação e partilha de conhecimento. 7. Estratégias de conhecimento.

Bibliografia

Choo, C., & Bontis, N. (eds.) (2002). The strategic management of intellectual capital and organizational knowledge. Oxford: Oxford University Press.
Kilduff, M. & Tsai, W. (2003). Social networks and organizations. London: Sage.
Lesser, E. (ed.) (2000). Knowledge and Social Capital: Foundations and Applications. Boston: Butterworth – Heinemann.
Lesser, E. et al. (eds.) (2000). Knowledge and Communities. Woburn: Butterworth – Heinemann.
Lesser, E. et al. (eds.) (2000). Knowledge and Communities. Woburn: Butterworth – Heinemann.

Método de ensino

Aulas teóricas e tutoriais/seminário. Nas aulas teóricas são apresentados os conceitos e os principios essenciais à gestão da transferência de conhecimento. Nas aulas tutoriais promovesse o debate sobre artigos científicos que ilustram a matéria tratada nas aulas teóricas.

Método de avaliação

 Elaboração de Portfolio individual de Reflexão e partcipação nas aulas teóricas e tutoriais (50%)  Exame final (50%).  Ao longo do Semestre os alunos desenvolverão um Portfolio individual, reflexivo no qual ilustram a sua aprendizagem dos conceitos e princípios da prática de Gestão do Conhecimento decorrente da leitura que vão fazendo de artigos e capítulos de livros, constantes da bibliografia indicada. Este Portfolio, que promove a aprendizagem individual ao longo do semestre, é avaliado em três “momentos” distintos pelo docente.

Cursos