Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Métodos de Sondagens

Código

53035

Unidade Orgânica

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Créditos

7.5

Professor responsável

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

Esta disciplina tem por objectivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre métodos de sondagem, sendo dado particular destaque para a amostragem probabilística.
São abordados os principais desenhos amostrais: sondagem aleatória simples, sondagem estratificada, sondagem por conglomerados e sondagem em duas etapas.
São abordados os processos de selecção com probabilidades iguais e desiguais, com particular destaque para a selecção com probabilidades proporcionais à dimensão.
É igualmente efectuada uma introdução à estimação de rácios e estimação em domínios. Com este curso os alunos deverão ser capazes de desenhar uma amostra adequada a um qualquer problema de recolha de dados, dimensionar a amostra, escolher estimadores adequados e produzir medidas de precisão da estimação.
Através de um trabalho de investigação os alunos deverão ainda aprofundar os seus conhecimentos sobre um tópico avançado da teoria das sondagens como por exemplo as sondagens repetidas no tempo, as sondagens em várias fases, o tratamento de erros não amostrais, a amostragem espacial, a estimação em domínios ou a calibragem dos estimadores com recurso a informação auxiliar.

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

  1. Introdução às sondagens
  2. Sondagem aleatória simples
  3. Sondagem aleatória estratificada
  4. Sondagens complexas: Sondagem em conglomerados;Sondagem em duas etapas
  5. Estimação em domínios
  6. Tópico avançado da teoria das sondagens a escolher pelo aluno

Bibliografia

Coelho, P. (2003). Métodos de Sondagem. ISEGI-UNL.
Cochran, W. (1977). Sampling Techniques. New York, Wiley.
Dussaix, A.-M. and J.-M. Grosbras (1992). Exercices de Sondages. Paris, Economica.
Grosbras, J.-M. (1987). Methodes Statistiques des Sondages. Paris, Economica.
Grosbras, J.-M. (1987). Methodes Statistiques des Sondages. Paris, Economica.

Método de ensino

A disciplina baseia-se em aulas teórico-práticas. A parte prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina inclui um exame; resolução de 2 problem-sets e a realização de um trabalho de investigação sobre um tópico avançado da teoria das sondagens, o qual é objecto de apresentação e discussão com o docente da disciplina.

Cursos