Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Seminário de Investigação II

Código

55002

Unidade Orgânica

Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Créditos

7.5

Professor responsável

Cristina Isabel Galamba de Oliveira da Costa Marreiros

Horas semanais

2.0

Língua de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Objectivos

O Seminário de Investigação II visa a continuação do trabalho do Seminário I, com maior ênfase nas questões metodológicas e na preparação da Proposta do Plano de Trabalho de Doutoramento.

Esta UC tem quatro objectivos centrais:

1.     Familiarizar os alunos com o processo de pesquisa e, em particular, com um conjunto de metodologias  fundamentais para o desenvolvimento de projectos científicos no contexto da gestão de informação;

2.      Apoiar os alunos no desenvolvimento de uma proposta de doutoramento. Ao longo do semestre o aluno deve definir com precisão os objectivos de investigação e o design metodológico previsto para assim redigir a proposta final de doutoramento;

3.       Acompanhar os alunos na determinação do estado actual da teoria e investigação nos seus temas de pesquisa através da construção da revisão crítica da literatura;

4.      Desenvolver competências de comunicação científica, quer oral quer escrita.
 Na conclusão do curso o aluno deverá ser capaz de:

a)

Pré-requisitos

Seminário de Investigação I

Conteúdo

O Seminário II está desenhado para desenvolver as competências necessárias à condução de uma tese de doutoramento, tendo em atenção os objectivos gerais e específicos definidos atrás. Esta unidade prepara os estudantes para o desenvolvimento de uma proposta de investigação, a defesa dessa proposta e das suas hipóteses e objectivos tendo por base um design de investigação robusto e uma revisão crítica da literatura abrangente e aprofundada.

O seminário está assim dividido em 3 partes principais, começando pelo aprofundamento da proposta de investigação iniciada no seminário de investigação I. Na proposta de investigação será discutido o problema de investigação, o contexto, incluindo a teoria de base. Serão também identificados e discutidos os objectivos e as questões de investigação, bem como a sua pertinência, relevância e importância.

A segunda parte centra-se na avaliação do conhecimento, teórico e empírico, em determinados tópicos de interesse. Aqui as capacidades analíticas dos alunos são aplicadas à análise e interpretação do trabalho desenvolvido por outros. Durante este processo a síntese e avaliação das ideias e práticas deverão formar a base para a conceptualização de um referencial de investigação.

Por último, será discutida a estratégia, design e métodos de investigação a serem utilizados na prossecução dos objectivos definidos. Decisões sobre a recolha de dados, a utilização de métodos quantitativos ou qualitativos e sobre todo o design de pesquisa são também influenciados pela revisão da literatura e pela definição do quadro conceptual teórico.
Esquematicamente esta unidade curricular inclui os seguintes conteúdos:

1)    Desenvolvimento da proposta de doutoramento

a)    Definiçã

Bibliografia

BRYMAN, A. (2008). Social Research Methods. 3rd Ed. Oxford University Press Inc., New York, USA.
HART, C. (2001). Doing a Literature Search: a comprehensive guide for the social sciences. London: Sage Publications
AVISON, D.; PRIES-HEJE,J. (2005). Research in Information Systems. Oxford, UK, Elsevier Ltd.
Cater-Steel, A.; Al-Hakim, L. (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global,
Cater-Steel, A.; Al-Hakim, L. (2009). Information Systems Research Methods, Epistemology, and Applications. IGI Global,

Método de ensino

A disciplina funciona com base num conjunto híbrido de seminários de investigação e aulas teórico-práticas, com a colaboração activa dos investigadores do ISEGI. Uma vez que os estudantes são encorajados a adoptar métodos de investigação aceites nas suas áreas específicas de investigação, diferentes investigadores familiarizam os doutorandos com um leque de estratégias, abordagens e métodos de investigação passíveis de serem implementados nos diferentes projectos. 

Os seminários incluem aulas, apresentações e discussões durante as quais a partilha de ideias e experiências é encorajada. O pressuposto pedagógico é o de que não existe “a abordagem certa” para o design de um projecto de investigação embora abordagens incorrectas sejam também discutidas no decurso dos seminários.

Esta abordagem resulta numa experiência de aprendizagem mais rica, onde estudantes e professores reflectem, comparam, discutem, sintetizam, integram e aplicam as suas ideias, e assim melhoram a sua capacidade para desenvolver um projecto de investigação.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina será feita com base em 4 elementos de avaliação:

a)    Proposta de tese  - 40% da nota final;

b)    Revisão crítica da literatura (teoria de base e especifica, estudos empirícos e métodos)- 40% da nota final;

c) Discussão da proposta de tese de um colega - 10% da nota final;

d) Discussão da revisão critíca da literatura de um colega - 10% da nota final.

Todos os trabalhos serão avaliados de 0 a 20 valores, sendo necessário uma média ponderada de 10 valores para obter aprovação nesta unidade curricular

Cursos