
Bases de Dados Espaciais
Código
60023
Unidade Orgânica
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação
Créditos
7.5
Professor responsável
Miguel de Castro Neto
Horas semanais
2.0
Língua de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Objectivos
Constitui objectivo principal desta disciplina fornecer uma perspectiva introdutória sobre os conceitos relacionados com a concepção, desenvolvimento e gestão de bases de dados espaciais, através da disponibilização de um corpo teórico de referência e da resolução de vários exercícios práticos adaptáveis à realidade.
Após uma introdução geral fornecida no primeiro módulo, o segundo módulo discute os conceitos chave no âmbito das bases de dados não espaciais, incluindo as origens do conceito e da abordagem, suas vantagens e desvantagens, diferentes modelos de dados, e as fases gerais do desenho de bases de dados.
O terceiro módulo aborda em particular o modelo relacional. O quarto módulo aborda a questão da modelação de bases de dados, incluindo numa primeira secção o seu desenho lógico, abrangendo duas técnicas: modelo Entidade-Atributo-Relação e Normalização. A segunda secção incidirá sobre aspectos de desenho físico.
O quinto módulo consiste num tutorial baseado em Microsoft Access, em que serão introduzidas as principais instruções de SQL necessárias para a criação, manipulação e interrogação de uma base de dados, bem como a interface Query By Example (QBE) do Microsoft Access.
O sexto módulo introduz as Bases de Dados Espaciais e as suas particularidades relativamente ao que foi abordado até ao momento, incluindo os mais recentes desenvolvimentos neste campo.
O sétimo módulo fornece uma breve introdução ao modelo de dados Geodatabase, forma encontrada pela ESRI para gerir bases de dados espaciais e aborda a criação, gestão e edição de Geodatabases em ArcGIS Desktop.
Finalmente, o módulo oito introduz a dinâmica, relativamente recente, das bases de dados espaciais de código-IGNOREe aberto (Open-Source), através de exemplos práticos desenvolvidos em ambiente PostgreSQL com extensão espacial PostGIS. O software SIG de código-IGNOREe aberto Quantum GIS é também utilizado para visualização.