Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço

Avenida de Berna, 26-C

Coordenador ECTS

Francisco Caramelo

Descrição

Criada em 1977, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa é uma unidade interdisciplinar cujos objetivos de ensino e investigação se caracterizam pela diversidade de saberes, pela criatividade e pela liberdade de pensamento.

No centro de Lisboa, integra mais de 5 mil alunos e o corpo docente conta com 290 membros, na sua quase totalidade doutorados. Os seus professores convidados integram personalidades de reconhecido mérito científico.

Tendo como uma das suas principais missões qualificar ao mais alto nível os cidadãos, a FCSH/NOVA disponibiliza 14 licenciaturas, durante as quais os alunos podem beneficiar de programas de mobilidade, cooperação e formação internacional, que envolvem anualmente mais de 350 estudantes.

Na formação pós-graduada, oferece 10 cursos de pós-graduação, 43 cursos de mestrado e 23 de doutoramento, quase todos leccionados em regime pós-laboral. Destes cursos, uma pós-graduação, seis mestrados e cinco doutoramentos são realizados em associação com instituições nacionais e estrangeiras.

As atividades de ensino e de investigação desenvolvidas na FCSH/NOVA garantem uma formação científica sólida nas diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas. A flexibilidade é um traço distintivo na estruturação do percurso académico dos nossos estudantes, tanto nos cursos de licenciaturas como nos cursos de pós-graduação. O desenvolvimento de competências nestas áreas permite a autonomia de aprendizagem ao longo da vida.

A excelência na investigação em áreas das Ciências Sociais e Humanas é uma das vocações da FCSH/NOVA, assegurada por 25 unidades de investigação, das quais 19 são financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A crescente comunidade científica da FCSH/NOVA conta hoje com 1.272 investigadores integrados e/ou associados às unidades, além de mitos outros colaboradores, estudantes e bolseiros de investigação.

Decorre atualmente nos centros da FCSH/NOVA uma centena de projetos de investigação fundamental e aplicada, financiados pela FCT e por várias outras instituições públicas e privadas. Para além destes, existem ainda numerosos projetos internacionais na qual os centros participam como parceiros.


Programa Pedro Hispano – Estudos Doutorais

O Programa Pedro Hispano – Estudos Doutorais em Ciências Sociais e Humanas – foi criado em maio de 2012 para promover a excelência, a interdisciplinaridade e a internacionalização de todos os programas doutorais da FCSH/NOVA, através da dinamização de várias iniciativas:
a) Uma Escola de Verão, organizada anualmente. Cada escola de verão será estrutura no âmbito de problemáticas relevantes nas Ciências Sociais e Humanas;
b) Uma Escola de Inverno em ‘Research Skills’, focada no desenvolvimento de competências metodológicas e transversais;
c) Uma ‘Graduate Conference’ em Ciências Sociais e Humanas onde os doutorandos apresentam e discutem o seu trabalho de investigação com colegas e académicos;
d) As “Pedro Hispano Lectures”, desenvolvidas por académicos de renome.