Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

1. Mobilidade Internacional

A internacionalização tem sido uma aposta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que se tem vindo a afirmar como uma instituição que acolhe cada vez mais estudantes e professores de universidades internacionalmente reconhecidas, desenvolvendo parcerias. Participa em programas europeus e internacionais, nomeadamente, Erasmus e Erasmus-Mundus.
Possui ainda várias parcerias de cooperação com diversas instituições de ensino superior internacionais com vista à mobilidade dos estudantes, nomeadamente, com o Brasil, através das Bolsas cedidas pela Coordenação de Aprofundamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (http://www.capes.gov.br/).


1.1. Programa ERASMUS
1.1.1. Estudantes Enviados

1.1.1.1. Procedimentos e Prazos de Candidaturas
O estudante pode candidatar-se às Universidades em concurso, durante o prazo de candidatura. Informações disponíveis na intranet.
O estudante interessado deverá formalizar a sua candidatura junto do Coordenador ERASMUS do Departamento, mencionando por ordem de preferência, Universidades a que concorrem, no máximo de três e entregando os documentos necessários, disponíveis na intranet.
O estudante deverá ler o “Guia de Mobilidade de Estudantes Erasmus”, disponível na intranet, onde contam todas as informações e documentos necessários à sua candidatura.

1.1.2. Estudantes Recebidos
Para que a mobilidade seja possível, é necessário que a instituição de origem, através dos Gabinetes de Relações Internacionais/Gabinetes de Intercâmbio nos faça chegar informação dos estudantes selecionados e, posteriormente, toda a documentação devidamente preenchida, assinada e carimbada.
Informações disponíveis em www.fcsh.unl.pt (aluno internacional/ Erasmus)
Aconselha-se a leitura do \"Welcome Guide\" antes do envio da candidatura, disponível em www.fcsh.unl.pt (aluno internacional/ Erasmus)

- 1.1.2.1. Prazo Limite de Envio dos documentos:
1.º semestre e ano letivo completo - brevemente disponível
2.º semestre - brevemente disponível

1.1.2.2. Procedimento à chegada
Após a chegada à Faculdade o estudante deve dirigir-se ao Gabinete para o Estudante Internacional e Mobilidade (GEIM), 7.º Piso do Edifício B, para efetuar o registo de chegada, onde lhe serão prestadas todas as informações necessárias.

1.2. Bolsas do Santander Totta
1.2.1. A Faculdade beneficia de bolsas de mobilidade para estudantes de licenciatura, no âmbito do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades.
Os estudantes interessados deverão consultar o regulamento e formulário do programa disponíveis no Gabinete para o Estudante Internacional e Mobilidade (GEIM) ou solicitar através do endereço eletrónico geim@fcsh.unl.pt
1.2.2. Bolsas Santander Totta/FCSH-NOVA - Programa de estímulo ao
prosseguimento de estudos a alunos com dificuldades económicas
Âmbito
1. São criadas as bolsas Santander Totta/FCSH-NOVA.
2. As bolsas destinam-se a financiar as propinas do primeiro ano de:
a. Cursos de Mestrado
b. Cursos de Doutoramento
3. São elegíveis para as bolsas:
a. Alumni da FCSH-NOVA.
b. Alunos que se encontrem, na FCSH-NOVA, no final do ciclo de estudos anterior
ao da bolsa a que se candidatam.
c. Alunos inscritos, na FCSH-NOVA, no primeiro ano de um dos ciclos de estudos
abrangidos que tenham concluído o ciclo de estudos anterior na FCSH-NOVA.
4. São atribuídas anualmente dez bolsas de mestrado e cinco bolsas de doutoramento.