Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Media Digitais

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Coordenador

João Mário Grilo e Nuno Correia (FCT/UNL)

Data de abertura

Número de vagas

8 (FCT/UNL, FCSH/UNL), 6 (U. Porto)

Propinas

2.750,00 €/anual

Horários

--

Objectivos educativos

Este programa de Doutoramento, proposto pelas Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com a Universidade de Texas em Austin, fornece uma formação especializada na área dos Media Digitais.

O Programa de Doutoramento tem como objectivo formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais, garantindo que os doutores estão preparados para o exercício de uma profissão, que se consubstancia, genericamente, na capacidade de:
- Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em consideração o público-alvo e a globalidade da cadeia de valor associada ao campo;
- Gerir equipas de criativos e produtores;
- Exercer uma actividade profissional especializada, em organizações de criação, de produção e de tratamento de conteúdos visando a sua distribuição para efeitos variados, desde os mass media, à educação, ao lazer, passando pelo marketing, pelos videojogos, e pelo corporate broadcasting;
- Aplicar conhecimentos, resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e no âmbito de contextos multidisciplinares, de desenvolver estudos de análise e síntese e de desenvolver projectos de investigação nas áreas científicas participantes relevantes.

Condições de acesso

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes: a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal; b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A duração típica do programa é de 4 anos a tempo inteiro (240 ECTS), correspondendo 1 ano à componente curricular (Curso de Doutoramento) e os 3 anos subsequentes à componente de investigação. O curso está organizado nas seguintes especialidades: (1) Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos; (2) Tecnologias; (3) Jornalismo; (4) Indústria, Públicos e Mercados.

Acesso a outros cursos

O doutoramento é uma qualificação final.

Regras de avaliação

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor (CED) integra a realização de um curso de doutoramento(CD) constituído por unidades curriculares (UC) dirigidas à formação para a investigação; a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade e que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento. As UC de tipo seminário são classificadas na escala numérica de 0-20. A classificação final do CD é expressa pelas fórmulas Aprovado ou Não Aprovado. Nos casos de aprovação, a classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 na escala numérica de 0-20, fazendo a média aritmética das classificações, na qual as unidades curriculares com 10 ECTS têm valor de ponderação 1 e o trabalho final valor de ponderação 2. O trabalho final é discutido em prova pública, a qual será realizada no final do semestre em que o estudante conclui o CD, ficando a avaliação a cargo de um júri constituído por três membros. A classificação final da tese é expressa pelas fórmulas de Aprovado ou Recusado por votação nominal justificada não sendo permitidas abstenções; no caso de a tese ter merecido aprovação, o júri votará ainda uma qualificação que poderá ser de Bom, Bom com Distinção ou Muito Bom. A qualificação final é atribuída nos termos do artigo 36º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº 107/2008, de 25 de Junho.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
Opções
73223101 História e Tendências dos Media Digitais 7,5
73223102 Laboratório dos Media 7,5
73223103 Métodos de Investigação 7,5
73223118 Plano de Tese 30
73223109 Tecnologia dos Media 7,5
73223106 Teoria da Comunicação 7,5
73223119 Tese em Media Digitais 150
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
73223105 Opção Livre I 7,5
73223114 Opção Livre II 7,5
73223115 Opção Livre III 7,5
73223116 Seminário I 7,5
73223117 Seminário II 7,5
O estudante deverá escolher 15 ECTS de entre as optativas. As opções livres são unidades curriculares, de qualquer área científica, oferecidas no âmbito de 3.º ciclos de estudo ministrados pela UPorto ou UNL. Será a título excepcional, permitida a inscrição em unidades curriculares de 2.º ciclo apenas quando essa formação seja entendida como necessária para a formação e investigação no âmbito do programa doutoral.