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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Crítica Literária: Cultura e História

Código

722160000

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Línguas, Culturas e Literaturas Modernas

Créditos

10

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Apresentação dos problemas da análise literária.
b) Leitura e comentário de textos a partir de metodologias específicas.
c) Iniciação ao trabalho crítico com exemplos práticos e propostas de leitura a partir de diversas propostas teóricas.

Pré-requisitos

Licenciatura ou equivalente legal

Conteúdo

A. Crítica literária: do impressionismo à ciência.
1. Gosto e rigor.
2. Textos em confronto.
3. Comunicação e ruptura.

B. O prazer do texto.
1. Polissemia e leitura.
2. Didáctica e compreensão.
3. Metodologias.

C. Perspectivas da crítica.
1. França: de Sainte-Beuve a Barthes
2. Inglaterra: do new criticism aos Estudos culturais.
3. Portugal: da «presença» à actualidade.

Bibliografia

- Stefano LAZZARIN e Mariella COLIN. 2007. La critique littéraire du XXe siècle en France et en Italie. Presses Universitaires de Caen.
- Tzvetan TODOROV. 2007. La littérature en péril. Paris: Flammarion.
- Amor SÉOUD. 1997. Pour une didactique de la littérature. Paris: Hatier-Didier.
- Eduardo Prado COELHO. 1982. Os universos da crítica. Lisboa: Edições 70.
- Anthony EASTHOPE. 1991. Literary into cultural studies. London and New York: Routledge.
- Pierre Bourdieu. 1992. Les règles de l´art, Génèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil.


Método de ensino

Aulas teóricas: 60%; Aulas práticas: 40%.

1. Exposição das questões enunciadas no programa focando, em particular, aspectos históricos e teóricos; iniciação dos estudantes em técnicas e métodos de organização da informação e de desenvolvimento de competências críticas, bem como na pesquisa e gestão de recursos de investigação; leitura de bibliografia crítica e de textos , tendo como objectivo a aquisição de autonomia científica e da capacidade para realizar uma avaliação informada do processo de aprendizagem;

2. Análise prática de textos teóricos e literários exemplificativos das temáticas propostas e relevantes para o seu estudo;

3. Preparação dos estudantes para a elaboração de um trabalho de investigação sobre um tema relacionado com as questões programáticas.

Método de avaliação

1. Duas Intervenções orais no seminário, com prévia preparação orientada, sobre os temas/obras em estudo. 

2. Elaboração de um trabalho de investigação final (15 páginas), por escrito, com discussão

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