Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Direito

Endereço

Campus de Campolide
1099-032 Lisboa
www.fd.unl.pt
Tel. : +351 21 384 74 00 | Fax : +351 21 384 74 70
E-mail : fd@fd.unl.pt

Coordenadora ECTS

Cristina Nogueira da Silva

Descrição

A Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FD Nova) foi fundada em 1996, por iniciativa do Professor Diogo Freitas do Amaral. Nos termos dos atuais Estatutos (2008), ‘pretende constituir um polo inovador no desenvolvimento da Ciência jurídica e no ensino do Direito em Portugal, mediante o progresso da investigação, a lecionação de novas disciplinas e o uso de métodos pedagógicos inovadores’.

O 1.º Ciclo (licenciatura), em oito semestres, além das disciplinas na área do Direito, abrange Ciências Sociais (como a História e a Economia) e matérias instrumentais (Técnicas de Expressão, Prática Interdisciplinar). O 2.º Ciclo (mestrado) divide-se em Jurídicas Empresariais, Internacional e Europeu, Jurídicas Sociais e Direito Público, podendo os estudantes escolher entre a elaboração de uma tese ou um relatório de estágio ou projeto.

Em ambos existe uma escolha alargada de disciplinas de opção, cuja riqueza e variedade é uma das marcas de originalidade da oferta curricular da FD Nova.

Abrimos Cursos de pós-graduação e Mestrado em áreas pouco exploradas: Direito e Segurança, Direito e Governação do Mar, Forense e Arbitragem, Direito do Desporto, Justiça, Direitos dos Imigrantes, entre outros. Tem colaborado com várias instituições externas em matérias como a mediação em conflitos de consumo, através da UMAC, e com outras Unidades Orgânicas da UNL (Mestrado em Comunicação, Media e Justiça, com a FCSH; Mestrado em Direito e Gestão, com a Nova SBE e Mestrado em Direito e Mercados Financeiros com a NOVA IMS).

O 3.º Ciclo (doutoramento), implicando a discussão pública do Projeto de dissertação e a apresentação de um tema ao SPEED, permite dinamizar e alargar o âmbito de discussão dos trabalhos dos doutorandos, que assim ultrapassam a mera participação nos tradicionais seminários e a elaboração solitária de um trabalho de investigação.

O ensino de algumas disciplinas de opção em língua inglesa permitiu um significativo aumento dos estudantes Erasmus estrangeiros e encontrou adesão dos estudantes nacionais, que entenderam a relevância dessa ajuda para um mercado global em que o Inglês assumiu foros de língua franca.

No plano da investigação, o CEDIS tem congregado muitos dos esforços dos professores e dos doutorandos da FDUNL. O CPIC, na área da propriedade intelectual e a Antígona - Clínica de Direito da Igualdade e da Discriminação, na área da Igualdade e discriminação, dão os seus primeiros passos, que se afiguram prometedores.

Alguns projetos de avaliação legislativa têm sido levados a cabo pelo seu Observatório de Legislação, ou por grupos de investigadores constituídos para o efeito, como nos casos da avaliação da aplicação experimental da Lei de Mediação Penal ou na avaliação da legislação sobre a proteção de doentes com HIV/SIDA.

A FD Nova mantém fora de discussão académica como o SPEED e de atualidade política geral (‘Espaço Público’), assim como atividades de extensão cultural (‘O Direito não é Tudo’). A informação mais pormenorizada encontra-se nas várias rubricas da sua webpage, em permanente esforço de atualização: www.fd.unl.pt.

 

 

CEDIS – Centro de I&D em Direito e Sociedade

CPIC – Centro de Estudos em Propriedade Intelectual e Concorrência

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais Humanas

Nova SBE - Nova School of Business and Economics

Nova IMS - Nova Information Management School

SPEED – Seminário sobre o Estado e o Estudo do Direito

UMAC – Unidade de Mediação e Acompanhamento de Conflitos de Consumo

  

16Março2015