Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Direito

    Serviços de apoio

    Serviços Académicos

    Os Serviços Académicos são os serviços competentes para tudo quanto respeita às relações entre os estudantes e a FDUNL, nomeadamente em matéria de matrículas, inscrições, exames, propinas, certidões, etc.

    Gabinete de Relações Externas

    O Gabinete de Relações Externas é o serviço competente para:

    a) Publicitar, receber e analisar as candidaturas a pós-graduações e cursos de estudos avançados promovidos pela Faculdade, isoladamente ou em colaboração com outras entidades;

    b) Orientar e apoiar as candidaturas a mestrados e doutoramentos em universidades estrangeiras;

    c) Elaborar documento comprovativo do reconhecimento dos créditos obtidos na faculdade de acolhimento, o qual é remetido aos Serviços Académicos da FDUNL, após audição dos interessados nos termos da lei;

    d) Remeter à universidade de origem do aluno estrangeiro o original do Transcript of Records, sendo cópia do mesmo enviada ao aluno;

    e) Prestar aos estudantes da FDUNL envolvidos no Programa Erasmus os esclarecimentos que estes lhe solicitem por e-mail.

    Biblioteca

    1. A Biblioteca presta os seguintes serviços:

    a) Leitura presencial do acervo documental disponível em livre acesso;

    b) Pedidos de requisição de obras, nos termos previstos nas normas aplicáveis;

    c) Pesquisas bibliográficas solicitadas por docentes e estudantes, recorrendo, sempre que necessário, ao serviço de empréstimos de outras bibliotecas, nacionais e estrangeiras, a realizar nas condições previstas nos protocolos celebrados, nomeadamente, com o Centro de Documentação Jacques Delors e a British Library.

    2. Através da página da Internet da Biblioteca é assegurado o acesso aos recursos eletrónicos disponibilizados:

    a) Catálogo – os utilizadores têm ao seu dispor, para efeitos de pesquisa de informação, o catálogo automatizado da Biblioteca, contendo cerca de 234 títulos de periódicos, 8900 títulos de monografias e 4500 analíticos de revistas;

    b) Bases de Dados Jurídicas – acesso às Bases de Dados subscritas pela Biblioteca: Legix 7 (base que inclui informação da Comunidade Europeia); Digesto; Diário da República eletrónico; Celex e Westlaw (acesso a uma extensa lista de periódicos americanos na área do Direito), assim como a bases nacionais, nomeadamente, às bases do Ministério da Justiça.

    c) Portais jurídicos – acesso a portais jurídicos nacionais e internacionais.

    Outro equipamento

    Na sala de computadores os estudantes podem aceder à Internet e utilizar as aplicações do Microsoft Office na ótica do utilizador.

    Programas de intercâmbio

    A FDUNL não está presentemente envolvida em nenhum outro programa de intercâmbio internacional, para além do Programa Erasmus.

    Estágios

    A FDUNL não tem organizado um gabinete de estágio ou saídas profissionais. Neste âmbito desenvolve-se, com o apoio da escola, a atividade da Associação de Estudantes da FDUNL.

     

    Bolsas

    Para além das bolsas dos Serviços de Ações Sociais (SAS), os estudantes da FDUNL podem concorrer a bolsas de investigação no âmbito do CEDIS, centro de investigação apoiado pela FCT.

    Cursos de línguas

    É condição para adquirir o grau ter bons conhecimentos de inglês, não sendo, naturalmente, obrigatória a frequência da correspondente unidade curricular para quem não necessite. Por essa razão não se atribuem ECTS a esta disciplina. A demonstração de competência adequada na língua inglesa constitui requisito essencial para a frequência do 1.º Ciclo, sendo pressuposto OBRIGATÓRIO da 5ª inscrição semestral.

    Serviços de alimentação

    Os alunos da FDUNL têm acesso às cantinas e bares do Campus de Campolide, da responsabilidade dos Serviços de Ações Sociais (SAS) da UNL.

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    Os estudantes com deficiência motora têm acesso a todas as instalações (escolares e sanitárias) da FDUNL.

    Actividades extracurriculares

    A FDUNL proporciona aos estudantes diversas atividades de cariz cultural:

    • sessões de poesia;


    • idas a espetáculos de teatro, a exposições;


    • curso de Introdução às Artes Dramáticas (Técnicas Teatrais).

     

    Associações de estudantes

    No ano de 1997, 26 de novembro, nasceu, em assembleia geral para esse efeito convocada, a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (AEFDUNL), tendo o primeiro presidente da Direção sido André Miranda.

    A Associação tem reunido esforços no sentido de defender os interesses dos estudantes tanto no campo pedagógico como nos campos da ação social, cultural, recreativo e desportivo.

    O atual presidente da Direção é Pedro Espírito Santo.

    A ALUMNI FDUNL é a Associação dos Antigos Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, constituída em 2004 pelos alunos licenciados no primeiro curso da Faculdade.
    Através da ALUMNI FDUNL os Antigos Estudantes da FDUNL procuram consolidar e fortalecer os laços que os unem à Faculdade, promover a troca de saberes e experiências entre aqueles que aprenderam Direito na Nova e promover ações que prestigiem a FDUNL.
    Para inscrição basta aceder ao site da Faculdade
    (www.fd.unl.pt), entrar em “Comunidade/Alumni/Registo de Antigos Alunos”, e preencher o formulário disponível.

     

     

     

    Outra informação

    A FDUNL, através dos Serviços de Ação Social (SAS) da UNL, tem ao dispor vagas em duas residências de estudantes (Residência Alfredo de Sousa e Residência do Lumiar).