Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Endereço

Avenida da República, Estação Agronómica Nacional
2780-157 Oeiras
http:/www.itqb.unl.pt
Tel.: +351 21446 91 00 | Fax: +351 21441 12 77
E-mail: info@itqb.unl.pt

Coordenador ECTS

Cláudio M. Soares

Descrição

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa é uma unidade de investigação e formação avançada nas áreas da Química e da Biologia, onde a investigação fundamental se combina com a investigação aplicada. Nos atuais 54 laboratórios do ITQB trabalham cerca de 450 investigadores dos quais cerca de 200 são doutorados e 160 são estudantes de doutoramento.

Com uma grande diversidade de temas e metodologias de investigação, o ITQB proporciona uma visão alargada sobre as questões científicas e estimula a cooperação entre os grupos de investigação. Os investigadores do ITQB dispõem de excelentes instalações, de equipamentos e serviços de apoio à investigação que contribuem para um ambiente de trabalho motivador.

A reconhecida qualidade da investigação científica desenvolvida no Instituto reflete-se na quantidade de artigos publicados em revistas internacionais da especialidade e no sucesso dos seus investigadores em processos competitivos de financiamento de ciência, a nível nacional e internacional. A natureza cooperativa e internacional da atividade científica atual está ainda bem patente nas colaborações que os investigadores do ITQB estabelecem com outras instituições de investigação ou com empresas de diversos países.

O ITQB mantém uma parceria muito forte com três organizações científicas: o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET), uma instituição privada sem fins lucrativos que se situa na interface entre a investigação e indústria; e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), da Fundação Calouste Gulbenkian, com uma forte presença na investigação em biologia e biomedicina; e o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, com uma forte ligação à medicina. Esta associação tem o estatuto de "Laboratório Associado", dado pelo Ministério da Educação e Ciência, reconhecendo-o como um pólo científico de excelência nas áreas das Ciências da Vida, Saúde e Biotecnologia.

A qualidade e a diversidade da investigação e dos investigadores, aliadas às potencialidades do instituto a todos os níveis, tornam o ITQB num centro excecional para a formação científica. A forte componente laboratorial da formação avançada no ITQB é complementada com o seu Programa de Doutoramento, que tem como objetivo transmitir aos estudantes as diferentes abordagens dos problemas científicos num ambiente interdisciplinar. O Programa de Doutoramento do ITQB é um programa flexível.

Além do doutoramento (graus atribuídos nas áreas da Química, Bioquímica, Biologia e Ciências da Engenharia e Tecnologia), as atividades de formação no ITQB incluem estágios de curta duração (1º, 2º e 3.º ciclos), oportunidades de integração de jovens licenciados em projetos de investigação, cursos de extensão universitária e de pós-graduação, e cursos de Mestrado em associação com unidades orgânicas da UNL: Mestrado em Microbiologia Médica (IHMT/FCM), Mestrado em Bioquímica para a Saúde (FCT/IHMT/FCM) e Mestrado em Comunicação de Ciência (FCSH).