Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

Endereço

Avenida Padre Cruz
1600-560 Lisboa
www.ensp.unl.pt
Tel. : +351 217512100 | Fax : +351 217582754
E-mail : academicos@ensp.unl.pt

Coordenador ECTS

Florentino Manuel dos Santos Serranheira

Descrição

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) é uma instituição vocacionada para estudos pós-graduados e investigação nas áreas da saúde pública e da política e gestão em saúde.

Criada em 1966, a ENSP é pioneira no ensino da saúde pública em Portugal e na Europa. A Escola foi integrada na NOVA em 1994.

Dotada de um corpo docente reconhecido, a ENSP investe hoje na promoção e inovação em saúde, através de uma ampla rede de parcerias nacionais e internacionais. A sua missão passa por:

• Promover um processo de ensino/aprendizagem em Saúde Pública centrado no aluno e numa visão integrada e dinâmica do sistema de saúde e das ciências da Saúde Pública;

• Dedicar-se à descoberta científica, à produção do conhecimento e à inovação das práticas da Saúde Pública;

• Articular a investigação e o ensino com a ação em Saúde Pública, de forma a constituir-se como influência efetiva da sociedade do conhecimento.

Os docentes da ENSP integram-se em áreas disciplinares muito diversas, tais como Epidemiologia e Estatística, Saúde Ambiental e Ocupacional, Promoção da Saúde, Políticas de Saúde, Gestão de Organizações de Saúde, Economia da Saúde, Sociologia da Saúde e Direito da Saúde.

A ENSP recebe anualmente cerca de 170 novos alunos para cursos com duração superior a um ano, nomeadamente de doutoramento, mestrado e especialização. Adicionalmente, cerca de 200 outros alunos frequentam cursos de curta duração. As dissertações de mestrado e de doutoramento e outros trabalhos finais de curso, são frequentemente publicadas em revistas científicas. Os alunos da ENSP têm formação de base muito diversa, nomeadamente medicina, enfermagem, ciências farmacêuticas, tecnologias da saúde, economia, gestão, direito, psicologia e outras.

A Escola presta relevantes serviços à comunidade, nomeadamente a instituições públicas e privadas que procuram os seus docentes e investigadores para apoiar a resolução de problemas concretos da saúde dos portugueses. Vários dos seus professores e diplomados ocupam lugares de destaque no sistema de saúde.

Para além de convénios e protocolos estabelecidos com diversas instituições nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estudos e projetos na área da Saúde Pública, a ENSP é membro titular de várias associações de grande relevo na área da Saúde.


Dotada de instalações próprias, situadas na zona do Lumiar, e de meios que permitem aos seus alunos adequadas condições de desenvolvimento dos seus estudos e da sua aprendizagem, a Escola Nacional de Saúde Pública dispõe de acesso fácil, por vários meios de transporte.