Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço

Avenida de Berna, 26-C

Coordenador ECTS

Francisco Caramelo

Descrição

Criada em 1977, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA) é uma unidade interdisciplinar cujos objetivos de ensino e investigação se caracterizam pela diversidade e criatividade de saberes.
Situada no centro de Lisboa, integra um total de 5.154 alunos, sendo 2.693 de licenciatura, 1.583 de mestrado e pós-graduações e 878 de doutoramento. O corpo docente conta com 305 membros, na sua quase totalidade doutorados.
A FCSH/NOVA disponibiliza 14 licenciaturas (uma das quais em horário pós-laboral), durante as quais os alunos podem beneficiar de programas de mobilidade (ex.: Erasmus+), que envolvem anualmente mais de 400 estudantes.
Na formação pós-graduada, oferece 13 cursos de pós-graduação, 45 cursos de mestrado e 27 de doutoramento, todos lecionados em regime pós-laboral e alguns deles em e-learning.
A FCSH/NOVA é hoje a maior e mais diversificada instituição de investigação portuguesa em Ciências Sociais e Humanas.
A excelência na investigação em áreas das Ciências Sociais e Humanas, uma das vocações da FCSH/NOVA, é assegurada por 16 unidades de investigação e pólos de centros interuniversitários, destas 13 são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), das quais cinco foram classificadas com Excelente e sete com Muito Bom.
A crescente comunidade científica da FCSH/NOVA conta hoje com cerca de 1.200 investigadores integrados e/ou associados às UI, além de muitos outros colaboradores, estudantes e bolseiros de investigação.

Programa Pedro Hispano - Estudos Doutorais
O Programa Pedro Hispano – Estudos Doutorais em Ciências Sociais e Humanas – visa promover a excelência, a interdisciplinaridade e a internacionalização de todos os programas doutorais da FCSH/NOVA, através da dinamização de várias iniciativas:
- Escola de Inverno em Métodos e Competências de Investigação que visa o desenvolvimento de competências metodológicas;
- Conferência de Doutorandos Pedro Hispano durante a qual os estudantes têm a oportunidade de apresentar e discutir os resultados da sua investigação. O evento é anual e os painéis são organizados por temas;
- A iniciativa de mobilidade académica Doutoramento Europeu, a qual visa promover o intercâmbio internacional de estudantes e investigadores, e a atribuição do título Doctor Europaeus da Associação Europeia de Universidades, através da nossa rede de instituições parceiras.