Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciências da Educação

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenador

David Justino

Data de abertura

Setembro de 2015

Número de vagas

20 vagas

Propinas

1.000€/ano

Horários

Pós-laboral (a disponibilizar em http://www.fcsh.unl.pt/ensino/mestrados)

Objectivos educativos

1) Adquirir conhecimentos aprofundados em áreas estruturantes das Ciências da Educação;
2) Capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área de Ciências da Educação;
3) Competências de diagnóstico de situações educativas problemáticas, tanto a nível político, como a nível pedagógico;
4) Capacidade de implementação de estratégias de intervenção em situações educativas problemáticas, relacionadas com o ponto anterior.

Condições de acesso

1)Conforme o disposto no n.º 1 do artigo 17 do DL n.º 74/2006, republicado pelo DL 115/2013, de 7 de agosto. 2)Os candidatos que reúnam as condições de natureza académica e curricular expressas no número 1 do presente artigo serão selecionados e seriados tendo em atenção os seguintes critérios: a) Classificação de licenciatura; b) Currículo académico e científico; c) Currículo profissional; d) Eventual entrevista.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres
Créditos totais: 93 créditos (60 em unidades curriculares + 33 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
Número de créditos em regime de opção livre: 10 créditos (o aluno pode realizar 10 créditos em regime de opção livre em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.)

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, 300, 310, 320, 330, 340 e 350, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

Obrigatória
Código Nome Créditos
722141040 Métodos em Ciências da Educação 10
Opção Condicionada 1
Código Nome Créditos
Opções
722081040 Conhecimento, Educação e Sociedade 10
722141061 Educação Comparada 10
722141037 Educação e Multiculturalismo 10
722031072 Filosofia da Educação 10
722031067 História e Políticas Educativas 10
722141062 Psicologia da Educação 10
Os alunos fazem no mínimo 40 créditos no conjunto destas unidades lectivas. Os alunos escolhem ainda 10 créditos de opção livre.
Opção Condicionada 2
Código Nome Créditos
Opções
722141049 Dissertação em Ciências da Educação 33
722141051 Estágio com Relatório em Ciências da Educação 33
722141050 Trabalho de Projecto em Ciências da Educação 33
Para a realização da componente não lectiva conducente ao grau de mestre, os alunos devem optar por uma das modalidades oferecidas.