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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ciência e Cientistas

Código

722011140

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Ana Sanchez (ITQB/UNL)

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o(a) aluno(a):
a) distinga o que caracteriza o conhecimento científico;
b) seja capaz de discutir o processo de revisão por pares;
c) saiba onde encontrar e como enfrentar um artigo científico;
d) conheça diferentes métodos de obtenção de resultados e a sua validade (compreensão de conceitos estatísticos básicos);
e) se aperceba dos factores que podem afectar o trabalho científico (ex. conflitos de interesse);
f) identifique os principais desafios da comunicação da ciência do ponto de vista dos cientistas.

No final deste seminário, o aluno deverá ainda conhecer algumas das principais questões e conceitos básicos das principais áreas científicas que facilitem a incursão em diversos temas científicos e a colaboração com cientistas de vários ramos para o desenvolvimento das suas actividades de comunicação.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Para comunicar ciência é importante compreender o que é a Ciência. Quem a faz, em que consiste, como é financiada, qual a sua validade, que desafios e responsabilidades que se colocam aos cientistas. Neste seminário os alunos contactarão com diferentes aspectos e fases da prática da ciência. No final, deverão compreender a maneira como o conhecimento científico progride e os constrangimentos a que está sujeito.
Incidindo em particular nas ciências exactas e naturais, o seminário focará o método científico; a validade dos resultados (conceitos estatísticos); a revisão por pares; investigação fundamental e aplicada; as responsabilidades do cientista e o seu papel na comunicação.
O seminário incluirá ainda a participação de investigadores de áreas diferentes que serão convidados a discutir aspectos concretos da sua área de investigação. Os temas a tratar incluem por exemplo Biologia Molecular, Biologia Evolutiva, Neurobiologia, Química, Física, Astronomia e Imunologia.

Bibliografia

Beveridge, William I.B. (2004) The Art of Scientific Investigation Blackburn Press;
Forge, John (2008) The Responsible Scientist University of Pittsburgh Press;
Gauch Jr, Hugh G. (2002) Scientific Method in Practice Cambridge University Press;
Goldacre, Ben (2009) Bad Science Edição Portuguesa Ed. Bizâncio: Ciência da Treta 2009 ISBN: 978-972-53-0435;
Hargittai, István (202) The Road to Stockholm: Nobel Prizes, Science, and Scientists, Oxford University Press York;
Okasha, Samir (2002) Philosophy of Science: A Very Short Introduction Oxford University Press;
Perutz, Max (1991) Is science necessary?, Oxford: Oxford University Press;
Wolpert, Lewis (2000) The Unnatural Nature of Science. Harvard University Press.

Método de ensino

Apresentação pelos docentes dos conteúdos essenciais do programa e apresentação de exemplos num ambiente de discussão com os alunos. A aprendizagem será feita através da participação dos alunos numa série de trabalhos realizados ao longo do semestre através dos quais o aluno terá que reflectir sobre os tópicos discutidos nas aulas.
Os alunos serão desafiados a reflectir sobre o próprio processo científico, contactando com investigadores em várias áreas, decifrando temas científicos e apercebendo-se das dificuldades inerentes à comunicação de ciência. Os trabalhos serão publicados num blog do curso (a criar) destinado a fomentar a discussão e o espírito crítico entre alunos e ao mesmo tempo a promover a comunicação de ciência.

Método de avaliação

A avaliação consistirá numa parte contínua (60%) que reflectirá o empenho do estudante nos vários trabalhos propostos e na avaliação do trabalho final (40%).

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