Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Práticas e Técnicas em Comunicação da Ciência

Código

722011145

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Ciências da Comunicação

Créditos

10

Professor responsável

Ana Faria Godinho, Joana Lobo Antunes, Paulo Nuno Vicente

Horas semanais

3 letivas + 1 tutorial

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Aprender e praticar técnicas de comunicação de ciência;
b) Saber avaliar iniciativas (questionários, entrevistas);
c) Conhecer e inspirar-se em projectos de divulgação bem sucedidos;
d) Familiarizar-se com a bibliografia de investigação nesta área.

Pré-requisitos

Não tem.

Conteúdo

Ao longo do semestre, diferentes profissionais serão convidados a desenvolver (em conjunto com os docentes responsáveis) workshops práticos para aprendizagem de competências específicas necessárias nos diferentes planos de comunicação de ciência. A título de exemplo, estão pensados os seguintes workshops:
• Como falar em público / Teatro ;
• Media training ;
• Story telling ;
• Empreededorismo (como financiar projectos de comunicação) ;
• Aplicação das novas tecnologias à comunicação de ciência ;
• Como planear uma exposição ;
• Avaliação de actividade de comunicação e divulgação.
Em paralelo, serão apresentados projectos de sucesso na área da comunicação de ciência, como por exemplo: Ciência no Verão, Fame Lab, Cientistas ao Palco. Autores portugueses de livros de divulgação científica poderão também ser convidados a dar o seu testemunho.
Num formato de “journal club” os alunos apresentarão e discutirão com os docentes artigos científicos publicados na área da comunicação de ciência.

Bibliografia

Olson, Randy (2009). Don´t Be Such a Scientist: Talking Substance in an Age of Style. London: Island Press.

Outras - a indicar pelos docentes convidados.

Método de ensino

Workshops por oradores convidados.
Journal Clubs – discussão de artigos publicados em revistas sujeitas a avaliação sobre comunicação de ciência.

Método de avaliação

A avaliação consistirá numa avaliação contínua da participação e interesse demonstrado nos workshops ao longo do semestre e uma avaliação quantitativa da apresentação oral e escrita de uma proposta para uma acção de comunicação.

Cursos