Faculdade de Ciências e Tecnologia

Conservação e Restauro

Ciclo

Terceiro ciclo

Grau

Doutor

Percursos

Coordenador

Fernando Jorge da Silva Pina

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

10 vagas

Propinas

 

2.750 Euros

Horários

Diurno

Objectivos educativos

O Programa doutoral em Conservação e Restauro baseia-se numa supervisão individual, onde cada doutorando tem um orientador científico.

O programa tem poucas unidades curriculares associadas, mas aos candidatos que necessitem será oferecida formação em disciplinas estruturantes como métodos de exame e análise em conservação, história e técnicas de produção artística e outras que se considerem essenciais.

Os estudantes são aconselhados a participar em seminários e workshops e se necessário a frequentar cursos onde recebam o treino adequado aos objectivos do seu plano de doutoramento, como por exemplo, cursos monográficos dedicados a técnicas de análise. Existem ainda cadeiras, mais específicas, que poderão ser oferecidas por outras faculdades e universidades, e que o aluno poderá escolher como opcionais, de acordo com o parecer do seu supervisor; e outras de âmbito mais genérico e transversal, como as de comunicação em ciência, que poderão também ser escolhidas no primeiro semestre do primeiro ano. Para além disso, existem boas oportunidades de participar no ensino em conservação e restauro, tanto a nível da licenciatura como do mestrado.

A atribuição do grau é, no entanto, decidida principalmente pelos resultados da investigação apresentados na tese de doutoramento e pelo desempenho do candidato durante a sua discussão.

O objectivo principal do projecto de doutoramento é a preparação e apresentação de um trabalho consistente, realmente original e inovador.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Área Créditos (ECTS)
Ciências da Conservação 230
Quaisquer áreas 10

Estrutura