Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Arte e Ciência do Vidro

Ciclo

Segundo ciclo

Grau

Mestre

Coordenadora

Márcia Gomes Vilarigues

Data de abertura

Outubro

Número de vagas

15 vagas

Propinas


Horários

Diurno

Objectivos educativos

Com este curso pretende-se introduzir o vidro como material de modo a explorar as suas potencialidades  para utilização em arte. O curso dará ênfase à experimentação e trabalho em equipa como também promoverá iniciativas e expressões individuais.

Pretende-se formar artistas e designers com conhecimentos profundos em diversas áreas do vidro para que possam desenvolver uma actividade artística ou serem integrados nos quadros da indústria vidreira portuguesa, de modo a contribuírem para o aumento da criatividade na área do vidro.

Este mestrado está também aberto a licenciados em ciências exactas tendo como finalidade a formação de mestres que façam a ponte entre a arte e a ciência e que contribuam para a inovação nos diversos processos tecnológicos que envolvem a arte do vidro.

É assim intenção e principal objectivo deste programa funcionar como um centro reconhecido universalmente para o desenvolvimento e avanço da arte do vidro mais inovador da actualidade. Os estudantes com curiosidade intelectual suficiente e talento artístico que se inscrevam neste mestrado, podem esperar a maior atenção, cooperação e apoio para o desenvolvimento da qualidade da sua expressão artística em vidro, seja qual fora a direcção que o seu trabalho tenha.

Aqueles cuja tendência seja a aplicação da ciência à arte do vidro terão todo o apoio para experimentar novas tecnologias, sob a supervisão dos docentes envolvidos, incluindo os professores visitantes, e será  estimulada a interacção com as indústrias vidreiras nacionais.

Os estudantes aceites neste programa de mestrado serão aqueles que querem definir a orientação e desenvolvimento do seu trabalho artístico usando o vidro ou que queiram desenvolver a sua actividade no domínio da ciência aplicada à arte e suas interacções. No primeiro caso os alunos serão estimulados para o fazer por docentes de elevado perfil artístico na compreensão da linguagem pessoal simbólica de um artista. A eficácia e impacto dessa expressão visual com respeito ao exame pela  audiência será frequentemente discutida de modo a desenvolver a capacidade do estudante para julgar o seu trabalho e a sua direcção. Haverá um ensino constante por um número variado e tão grande quanto possível de especialistas reconhecidos internacionalmente nas muitas e diversas técnicas usadas para criar formas no vidro, quer nas tradicionais quer nas novas possibilidades emergentes.

Os participantes neste mestrado terão acesso a um elevado nível de conhecimentos técnicos e científicos. Isto é possível dado que o mestrado será dado no campus da Caparica da Universidade Nova de Lisboa com excelentes potencialidades no domínio da ciência e da tecnologia e haverá um participação de docentes visitantes estrangeiros apreciável permitindo uma elevada internacionalização.  

O programa será um desafio, será único e inovador. Serão dadas condições para estimular e alimentar as necessidades dos estudantes que alcançaram uma competência, dedicação e entusiasmo no desenvolvimento do seu trabalho do mais elevado nível.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos
Créditos totais: 120 ECTS

Áreas científicas obrigatórias

Área científica Sigla Créditos (ECTS)
Obrigatórios Optativos
Ciências Humanas e Sociais CHS 6 0-4
Ciências Exactas e Naturais CEN - 0-4
Arte e Ciência do Vidro  V 110 -
TOTAL 116 4

Acesso a outros cursos

Acesso ao 3.º ciclo

Regras de avaliação

A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.

A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de três elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.

Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).

Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.  

Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.

A disciplina de Dissertação compreende uma discussão pública com Júri, de acordo com lei.

Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados)

 

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome Créditos
8836 Ciência e Tecnologia do Vidro I 6.0
10841 Estúdio de Vidro I 16.0
10843 Seminário em Arte e Ciência I 3.0
1.º Semestre - Opção
Código Nome Créditos
Opções
8844 História de Arte 4.0
8843 Introdução à Química 4.0
O aluno deverá obter 4.0 créditos nesta opção.
2.º Semestre
Código Nome Créditos
8839 Ciência e Tecnologia do Vidro II 6.0
10846 Estúdio de Vidro II 16.0
8842 História do Vidro 6.0
10844 Seminário em Arte e Ciência II 3.0
2.º Ano
Código Nome Créditos
10908 Dissertação em Arte e Ciência do Vidro 60.0