Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Microbiologia e Micologia Médicas

Código

5863016

Unidade Orgânica

Instituto de Higiene e Medicina Tropical e Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Unidade de Microbiologia Médica

Créditos

5

Professor responsável

Prof. Doutor Miguel Viveiros

Horas semanais

TP: Aulas teórico-práticas: 15 Horas (Total de Horas);
PL: Ensino prático e laboratorial: 25 Horas (Total de Horas);
S: Seminários: 5 Horas (Total de Horas)
OT: Orientação tutorial: 5 Horas (Total de Horas)

Língua de ensino

Inglês e Português

Objectivos

Adquirir conhecimento, competências, aptidões e métodos de investigação a análise aplicados às Ciências Biomédicas na vertente da Genética Humana e das Doenças Infeciosas. No final desta unidade curricular, os doutorandos terão capacidade de:
- Processar e transmitir conhecimentos avançados sobre a fisiopatologia e diagnóstico de infeções causadas por bactérias, vírus e fungos, vantagens e limitações.
- reconhecer os fundamentos e princípios da microbiologia e micologia médicas e suas aplicações no diagnóstico e investigação aplicada;
- analisar, criticar e avaliar protocolos de trabalho experimental para aplicação de métodos de diagnóstico laboratorial em microbiologia e micologia médicas; suas vantagens e limitações;
- sumariar e definir do ponto de vista científico conceitos a partir de IGNOREes diversificadas de informação válida;
- planear e realizar protocolos de investigação e de diagnóstico laboratorial, respeitando as exigências impostas pelos padrões metodológicos de qualidade próprios do método científico e do diagnóstico laboratorial.
Pretende-se que o doutorando contacte com os conhecimentos, os métodos e as técnicas de análise experimental nas áreas da genética e biologia molecular, bioquímica, biologia celular, entre outros, que o capacite a implementar e desenvolver projetos de investigação aplicada de uma forma autónoma.

Pré-requisitos

Não se aplica.

Conteúdo

Serão apresentados os conceitos e as ferramentas básicas de análise e investigação relevantes para a microbiologia e micologia médicas aplicadas à relação entre a Genética Humana e as Doenças Infeciosas na perspetiva da suscetibilidade do hospedeiro à infeção. Pretende-se que os alunos adquiram competências cientifico-profissionais: i) sobre os conceitos teóricos das patologias microbianas e seus agentes, prevenção, profilaxia, diagnóstico, tratamento e controlo epidemiológico relacionando com o hospedeiro humano e sua suscetibilidade; ii) sobre a aplicação da metodologia científica para aperfeiçoar/melhorar as capacidades de atuação nas áreas específicas anteriormente mencionadas, de uma forma consciente e autónoma; iii) sobre as diferentes estratégias de diagnóstico clínico-laboratorial em Microbiologia Médica; iv) sobre as bases teóricas da quimioterapêutica antimicrobiana e dos mecanismos de resistência aos fármacos; v) sobre a interpretação e integração da informação proveniente das novas tecnologias de caracterização molecular de microorganismos, quer na perspetiva epidemiológica quer como auxiliar do diagnóstico; vi) sobre os métodos de integração no trabalho em equipa e em rede de forma a potenciar sinergias e rentabilizar recursos financeiros e humanos ao nível do controlo epidemiológico de certas patologias microbianas e em particular no controlo e prevenção da infeção nosocomial; vii) sobre o controlo de qualidade investigação e de diagnóstico laboratorial.

Bibliografia

- Murray P. R., Rosenthal K. S. and Pfaller M. A. (2009), Medical Microbiology, 6th Edition. Elsevier-Mosby-Saunders, St. Louis, EUA.
- Patricia Tille Ed. (2013), Bailey and Scott's Diagnostic Microbiology, 13th Edition. Elsevier-Mosby-Saunders, St. Louis, EUA.
- Richard A. Kaslow, Janet McNicholl, Adrian V. S. Hill (2012) Genetic Susceptibility to Infectious Diseases, Oxford University Press,, Oxford, UK.
- James Versalovic Ed. (2011) Manual of Clinical Microbiology, 9th Edition. American Society for Microbiology (ASM) Press, Washington, EUA.

Método de ensino

1) Aulas teóricas, com apresentação de diapositivos e bibliografia complementar;
2) teórico-práticas, com apresentação e resolução de casos práticos para aplicação das metodologias abordadas ao diagnóstico/monitorização/caracterização de infeções de origem bacteriana, fúngica ou viral.
3) Aulas laboratoriais com aplicação de metodologias consideradas de interesse, para o diagnóstico monitorização/caracterização de infeções .

Método de avaliação

A avaliação será feita através da realização de um exame final de avaliação de conhecimentos, com perguntas de escolha múltipla, incidindo sobre os conteúdos das aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais. Aapresentação crítica, em grupo, com discussão pública, de um artigo científico escolhido a partir de uma lista proposta.

Cursos