Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

    Serviços de apoio


    A missão dos Serviços Académicos desenvolve-se no âmbito das atividades de planeamento e gestão académica, na interface entre as Unidades de Investigação, a Direção do ITQB, os Serviços Administrativos, a Envolvente Externa e os estudantes.


    Endereço:

    Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
    Universidade Nova de Lisboa
    Serviços Académicos
    Av. da República, E.A.N.
    2780-157 OEIRAS Portugal


     Equipa de trabalho

    Chefe de Divisão
    Maria Lurdes Conceição
    Telf.: 21 446 92 29 (ext. interna 1229)
    E-mail: mlurdes@itqb.unl.pt

     

    Ana Portocarrero
    Telf.: 21 446 92 30 (ext. interna 1230)
    E-mail: amaria@itqb.unl.pt



    Ana Almada
    Telf.: 21 446 92 33 (ext. interna 1233)
    E-mail: aalmada@itqb.unl.pt



    E-mail dos Serviços Académicos
    itqb.academics@itqb.unl.pt

    Biblioteca

    O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier possui uma biblioteca, de funcionamento contínuo mediante controlo eletrónico, onde podem ser consultadas ou requisitadas obras de referência. A biblioteca dispõe ainda de vários computadores para consulta do seu acervo e subscrições online.

    Desde 2004 que o ITQB participa no Consórcio Nacional – b-On – que disponibiliza neste momento mais de 16 000 títulos em texto integral.

    Os alunos têm também acesso a rede sem fios e todos os recursos estão disponíveis através de qualquer PC instalado na rede do ITQB e por VPN. Para além destes, a biblioteca disponibiliza serviços de empréstimo interbibliotecas e requisições de artigos a bibliotecas nacionais e internacionais.

    Outro equipamento

    O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier possui um serviço de informática com técnicos próprios que dão assistência nesta área.

    O Instituto dispõe de espaços destinados especificamente à realização de eventos, tais como conferências, reuniões, seminários, simpósios, workshops, ações de formação e atos académicos. Estes espaços estão também disponíveis para entidades externas, dependendo a sua cedência da autorização da Direção do Instituto. O auditório, localizado no piso de entrada, tem capacidade para 150 lugares sentados e está equipado com um sistema central de controlo audiovisual; aqui decorrem todos os atos académicos e a maioria dos seminários científicos. As salas de aulas e salas de reuniões existentes têm uma capacidade que varia entre os 20 e os 60 lugares.

    Estágios

    O ITQB proporciona muitas oportunidades para os estudantes que desejem participar nos projetos de investigação em curso nos laboratórios.

    Os alunos, integrados nas equipas de investigação, aprendem metodologias, participam nos seminários, interagem com os investigadores e tomam contacto com o ambiente científico do Instituto. Um estágio bem sucedido é um óptimo ponto de partida para uma carreira em investigação.

    Todos os anos letivos, os investigadores do ITQB acolhem alunos de mestrado que queiram desenvolver aqui os seus projetos de investigação. Estágios de curta ou longa duração estão também disponíveis ao longo de todo o ano. As ofertas de estágios e projetos podem ser consultadas na secção education da página web do ITQB.

    Os períodos de estágio no ITQB podem ser certificados, com os correspondentes ECTS e após avaliação, através dos cursos de extensão universitária existentes no ITQB.

    Para além destes estágios, o ITQB participa anualmente no Programa Ocupação Científica de Jovens em Férias; este programa de estágios, promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, destina-se a alunos do ensino secundário que queiram conhecer o dia-a-dia da investigação científica.

    Bolsas

    Bolsas de estudo nacionais:

    Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
    Fundação para a Ciência e a Tecnologia
    Fundo de Apoio ao Estudante

    Bolsas de estudo internacionais:

    UNESCO - International guide to higher-education study opportunities and scholarships
    UNESCO - International Institute for Educational Planning
    EUROPA - Acções Marie Curie

    Cursos de línguas

    Os estudantes do ITQB podem aceder aos cursos de línguas disponíveis na universidade. (ver a secção cursos de línguas deste Guia).

    Serviços de alimentação

    O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier possui um restaurante/cafetaria próprio. Dentro do campus, os investigadores e alunos dispõem também da cantina da Estação Agronómica Nacional e do bar da Estação Florestal Nacional, situados a curta distância.

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    O edifício do ITQB está totalmente equipado para indivíduos portadores de deficiências.
    Possui dois lugares reservados no parque de estacionamento para veículos de indivíduos portadores de deficiência, com rampa de acesso ao edifício.
    Dentro do edifício, os corredores são amplos, com chão anti-derrapante. Os dois elevadores proporcionam acesso a todos os pisos, podendo encontrar em cada um dos pisos, casas de banho adaptadas para deficientes, devidamente assinaladas.

    Outra informação

    É possível efetuar reservas de alojamento na Residência da Estação Agronómica Nacional, no campus da própria Estação.