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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Epistemologia - 2. semestre

Código

711031005

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Nuno Carlos Venturinha

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

1. Adquirir uma visão geral dos problemas que se debatem na epistemologia contemporânea.
2. Relacionar os problemas do conhecimento com a epistemologia atual.
3. Compreender as questões fundamentais da relação da filosofia com as várias ciências.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O considerar algo verdadeiro

Na Crítica da Razão Pura, mais especificamente na terceira secção do capítulo II da Doutrina Transcendental do Método, Kant faz uso da noção de “considerar algo verdadeiro” (Fürwahrhalten), a qual inclui três modos epistémicos: opinião, crença e saber. Analisa-se em detalhe a argumentação kantiana quer nesse quer noutros textos, especialmente nos capítulos IX e X da Introdução à Lógica de Jäsche. O curso desenvolve-se através de um enfoque dos diferentes empregos do conceito de Fürwahrhalten após Kant, designadamente em Bolzano, Frege e Wittgenstein, cada um deles apresentando visões epistemológicas distintas que importa considerar se quisermos responder às preocupações contemporâneas sobre a natureza e a possibilidade do conhecimento.

Bibliografia

Bolzano, B. (1985-2000). Wissenschaftslehre, Gesamtausgabe, vols. 11,1-14,3. Stuttgart: Frommann-Holzboog; (2014). Theory of Science, 4 vols. Oxford: Oxford University Press. [§§ 1-45 e 269-321]
Frege, G. (1966). Grundgesetze der Arithmetik, vol. I. Hildesheim: Georg Olms; (1964). The Basic Laws of Arithmetic. Berkeley: University of California Press. [Prefácio]
Kant, I. (1974). Kritik der reinen Vernunft, Werkausgabe, vols. III-IV. Frankfurt am Main: Suhrkamp; (1985). Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [Parte II, cap. II, sec. 3]
Kant, I. (1977). Logik, ed. G. B. Jäsche, Werkausgabe, vol. VI. Frankfurt am Main: Suhrkamp; (2009). Lógica. Lisboa: Edições Texto & Grafia. [Introdução, caps. IX e X]
Wittgenstein, L. (1974). Über Gewissheit / On Certainty. Oxford: Blackwell; (1990). Da Certeza. Lisboa: Edições 70. [§§ 66-192]

Método de ensino

O método de ensino adotado combina a exposição baseada na leitura e comentário de textos com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Ensino presencial

Método de avaliação

Para além de um exame final (60%), cada aluno deve realizar um trabalho escrito, que será apresentado e discutido em aula (40%).

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