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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia e Cultura em Portugal - 1. semestre

Código

711031020

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

João Luís Lisboa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir conhecimentos gerais sobre o movimento das ideias em Portugal, em contexto europeu.
b) Adquirir capacidade de questionar conceitos como modernidade, Luzes, tradição, autoridade, natureza, razão.
c) Adquirir um conhecimento aprofundado da Ilustração portuguesa no séc. XVIII.
d) Avaliar o sentido de polémicas que marcaram a recepção do cartesianismo e do empirismo nessa época.
e) Caracterizar o pensamento de autores relevantes no contexto em causa.

Pré-requisitos

Não existem

Conteúdo

0. Portugal e a Europa – perspectivas diacrónicas da modernidade.
1. Ilustração, Iluminismo, Enlightenment e Aufklärung: semelhanças e diferenças.
2. A Ilustração Portuguesa – problemas e características.
3. Cinco figuras:
Luís António Verney;
António Ribeiro Sanches;
Teodoro de Almeida;
José Anastácio da Cunha;
Tomás António Gonzaga;

Bibliografia

AA.VV., (1990). Anastácio da Cunha 1744/1787. O matemático e o poeta. Lisboa: INCM.
ARAÚJO, A. C. (2003). A cultura das Luzes em Portugal. Temas e problemas, Lisboa: Horizonte.
CALAFATE, P. (1994). A ideia de Natureza no século XVIII em Portugal. Lisboa: IN-CM.
CALAFATE, P. (2001). História do Pensamento Filosófico Português, III – As Luzes. Lisboa: Caminho.
DIAS, J.S.S. (1982). Pombalismo e teoria política. Lisboa: Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa.
ISRAEL, J. (2011). Democratic Enlightenment. New York: Oxford U. Press.
DOMINGUES, F. C. (1994). Ilustração e catolicismo. Teodoro de Almeida. Lisboa: Colibri.
MACHADO, F. A. (2001). Educação e cidadania na Ilustração Portuguesa. Ribeiro Sanches. Porto: Campo das Letras.
PEREIRA, J. E. (2004): Percursos de História das Ideias. Lisboa: INCM.
SCHMIDT, J. (ed.) (1996): What is Enlightenment?: eighteenth-century answers and twentieth-century questions, Berkeley / Los Angeles: University of California Press.

Método de ensino

Exposição dialogada. Análise de documentos. Leitura e Interpretação de textos.

Método de avaliação

Participação nas actividades propostas (10%).
1 trabalho com 5 a 10 páginas (40%).
1 comentário de texto (50%).

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