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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Ética - 1. semestre

Código

711031052

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

João Sàágua

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir a capacidade de analisar os conceitos fundamentais do agir humano.
b) Compreender as relações entre ética e moral.
c) Conhecer alguns dos grandes marcos da ética filosófica.
d) Compreender a formação, a mutação e a permanência dos valores éticos.
e) Reconhecer a complexidade dos conceitos de pessoa humana e de dignidade do ser humano.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Dificuldade do estudo da ética.
Algumas considerações a partir de Aristóteles.
A natureza \"entediante\" da ética: sua origem e significado (Kierkegaard and Butler).
A ética como \"ciência prática\" e que é que isso significa.
Doutrina/Ciência e preocupação por si mesmo: natureza da oposição.
Formas de preocupação por si mesmo.
A noção de \"necessidades volitivas (Harry Frankfurt).
Notas sobre a consciência (de S. Jerónimo a Gilbert Ryle e E. Anscombe)

Bibliografia

ARISTÓTELES, (1989). The Nicomachean Ethics, Oxford, Loeb Library.
FRANKFURT, H. (1998). The Importance of What We Care About, Cambridge: Cambridge U. P.
GEACH, P. (1956). Good and Evil, Analysis, 17, 32-42.
KANT, I. (2003). Crítica da Razão Prática. Ed. bilingue, S.Paulo: Martins Fontes.
KANT, I. (2011). Fundamentação da Metafísica dos Costumes, S. Paulo: Martin Claret.
NAGEL, Th., (1979). Mortal Questions, Cambridge: Cambridge U.P.
PARFIT, D. (2011). On What Matters, 2 vols., Oxford: Oxford U. P.
PLATÃO. (1947). Apology, Oxford: Loeb.
ROSS, D. (2009). The Right and The Good, Oxford: Clarendon P.
SCANLON, T. M. (1998). What We Owe to Each Other, Cambridge: Belknap.
STUART MILL, J. (2015). On Liberty. Utilitarianism and Other Essays, Oxford: O.P.
WITTGENSTEIN, L. (1965). Lecture on Ethics, Philosophical Review, 74.
WILLIAMS, B. (1981). Moral Luck, Cambridge: Cambridge U.P.

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.

Método de avaliação

Frequência obrigatória (2/3 da classificação final) e um trabalho escrito (1/3 da classificação final)

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