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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia do Conhecimento - 1. semestre

Código

711031056

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Luís Manuel Bernardo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Conhecer aprofundadamente temas e problemas característicos da Filosofia do Conhecimento.
b) Avaliar a coerência interna e externa das diferentes «soluções».
c) Desenvolver a capacidade de análise
d)Exercitar a capacidade de leitura crítica de alguns textos filosóficos fundamentais.
e)Exercitar as competências associadas à produção de discursos e textos filosoficamente coerentes e pertinentes.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

A partir da análise do problema de Molyneux («se um cego de nascença que recuperasse a visão poderia distinguir um cubo de uma esfera sem o auxílio do tato», serão discutidos os seguintes temas:

1. O conhecimento como problema filosófico
2. Processos de conhecimento
3. Faculdades cognitivas
4. Modalidades de conhecimento
5. Limites do conhecimento
6. Algumas soluções para o «problema».

Bibliografia

Aristóteles (1960). Posterior Analytics. Cambridge, Massachussets: Harvard University Press.
Berkeley, G. (2000). Tratado do Conhecimento Humano. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
Descartes, R. (1992). Meditações sobre a Filosofia Primeira. Coimbra: Almedina.
Diderot, D. (2009). Carta sobre os Cegos. Lisboa: Vega.
Kant, I. (1982). Prolegómenos a Toda a Metafísica Futura. Lisboa: Ed. 70.
Leibniz, G. (1993). Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano. Lisboa: Colibri.
Locke, J. (1999). Ensaio sobre o Entendimento Humano. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian.
Mach, E. (1996). L’analyse des sensations. Nîmes: Jacqueline Chambon.
Merleau-Ponty, M. (2013). O Olho e o Espírito. Lisboa: Vega.
Platão (2005). Teeteto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

Exposição dialogada.
Discussão de problemas específicos.
Análise e comentário de textos.

Método de avaliação

Participação nas atividades propostas (20%).
Realização de duas frequências (40% + 40%).

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