Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia Antiga - 1. semestre

Código

711031059

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

António de Castro Caeiro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.
g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.
h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão de questões filosóficas actuais.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

O conceito de filosofia em Platão
Fédon, Fédro, Alcibíades, República, Banquete
1) Isolamento de termos como philosophein, philosophos, philosophôs no corpus platónico.
2) Isolamento de termos como erôs, erastês, eronenos.
3) A compreensão da motivação fundamental da filosofia platónica a partir da experiência limite de si próprio nas suas possilidades radicais.
4) Causalidade e motivação.
5) A situção arquetípica que leva ao filosofar: afectações do olhar, transitividade, sentido e referência.

Bibliografia

Plato., & Lamb, W. (1983). Lysis ; Symposium ; Gorgias. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Plato., & Shorey, P. (1969). The Republic. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Plato., & Fowler, H. (1990). Euthyphro, Apology, Crito, Phaedo, Phaedrus. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.

Método de ensino

O método expositivo é o que melhor se adapta ao objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e quadros teóricos nucleares do pensamento antigo, promovendo a análise crítica fornecendo as chaves para a sistematização e interpretação dos textos em estudo. Tudo isto resulta num estudo detalhado, numa discussão crítica e interpretação dos textos significativos da antiguidade. E dá as chaves para uma análise teórica dos problemas filosóficos, levando a cabo um debate sobre visões alternativas e objeções.
Ensino presencial

Método de avaliação

Exame 100 ‰

Cursos