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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia Medieval - 2. semestre

Código

711031060

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Nuno da Rosa Ferro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Adquirir conhecimento básico de figuras relevantes do pensamento filosófico medieval.
2) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos filosóficos fundamentais do período medieval.
3) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
4) Analisar alguns dos problemas filosóficos mais básicos e importantes da época estudada.
5) Reconhecer a relevância que o estudo da filosofia medieval pode ter para a compreensão de algumas questões filosóficas atuais.
6) Comparar as análises medievais e modernas de problemáticas afins.
7) Ser capaz de uma leitura crítica do período histórico-filosófico medieval, reconhecendo os seus contributos para a formação da mentalidade, cultura e filosofia europeias.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

S. Agostinho: o processo de identificação do humano
Análise de estruturas fundamentais do humano.
O saber natural do conceito \"homem\" e o \"inquietum cor\" como momento originário da nossa condição.
A noção de disposição.
A \"natureza\" do humano como desejo.
A revelação da situação humana na possibilidade da morte.
A natureza totalmente formal da compreensão do humano.
\"Nisi credideritis, non intelligetis\": esclarecimento formal da sua estrutura.
A \"noção\" de imago Dei.
Conclusão: Descrição, sentido e possibilidade de sentido no processo de identificação do humano..

Bibliografia

S. AGUSTÍN, (2005), Las Confessiones. Madrid: BAC.
S. AGUSTÍN, (2009), Obras Filosóficas. Madrid: BAC.
S. AGUSTÍN, (2006), La Trinidad. Madrid: BAC.
S. AGUSTÍN, (2007), La Ciudad de Dios. Madrid: BAC.
References to Letters, Sermons, and other works are given during the course.

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.

Método de avaliação

Avaliação: avaliação individual; participação nas actividades propostas: 20%; frequência (80%).

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