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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Filosofia Moderna - 1. semestre

Código

711031061

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Marta Mendonça

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português com apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Adquirir conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico ocidental da época moderna e de alguns dos seus textos.
b) Identificar as questões filosóficas mais significativas do pensamento europeu moderno e enunciá-las com precisão.
c) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
d) Adquirir a capacidade de identificar os traços distintivos da filosofia europeia do período moderno tanto do ponto de vista metodológico como temático.
e) Adquirir a capacidade de identificar e enunciar os elementos de continuidade e de ruptura na formulação dos problemas filosóficos e nas propostas da sua resolução.
f) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos fundamentais do período moderno.
g) Reconhecer a importância do estudo da filosofia moderna para a compreensão de algumas questões filosóficas atuais.

Pré-requisitos

Nenhum

Conteúdo

O problema do erro na Filosofia Moderna
A reflexão sobre o erro – sobre os seus indícios, causas, manifestações, bem assim como sobre os critérios disponíveis para o evitar – esteve no centro do debate filosófico europeu da modernidade, conferindo-lhe um tom marcadamente crítico. Longe de se conceber como um acidente da razão, o erro vislumbra-se como uma ameaça constante ou inclusivamente como uma condição da razão humana. As consequências ou os efeitos decorrentes deste novo modo de pensar a relação da razão à verdade configuraram na raiz os diversos sistemas filosóficos da modernidade e projectaram a sua influência muito para além do próprio período moderno.
O curso abordará o problema do erro e as questões que lhe estão associadas, tal como foram formulados e sucessivamente reformulados na filosofia europeia dos séculos XVI a XVIII.

Bibliografia

R. DESCARTES, Oeuvres Complètes. Publiées par Charles Adam et Adam Tannery. Édition du Jubilé. 11 vols. Paris, Vrin, 1996.
HUME, The philosophical works. 4 vols. Aalen, Scientia Verlag, 1964.
I. KANT, Gesammelte Schriften, vol. III: Kritik der reinen Vernunft, ed. Königlich Preussische Akademie der Wissenschaften. Berlin, Georg Reimer, 1911; reimpr. Kants Werke, Vol. III, ed. Deutsche Akademie der Wissenchaften. Berlin, de Gruyter, 1968.
LEIBNIZ, Die philosophischen Schriften. Hrsg. von K. I. Gerhardt. 7 vols. Hildesheim, Georg Olms Verlag, l965.
LOCKE, The Works of John Locke. 9 vols. London, Routledge/Thoemmes Press, 1997.

Método de ensino

O curso tem uma natureza teórico prática. Haverá aulas de enquadramento, de apresentação e contextualização do pensamento dos diversos autores ou de formulação e aprofundamento dos problemas em análise, e aulas mais centradas na análise e discussão de textos. Os alunos terão acesso aos textos a analisar, devendo preparar a sua discussão em sala de aula.
Ensino presencial

Método de avaliação

1. Uma prova escrita a meio do semestre (35%).
2. Uma prova escrita no final do semestre (65%)

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