Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Seminário: Leitura e Interpretação de Texto Filosófico - 2. semestre

Código

711031063

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

12

Professor responsável

Nuno da Rosa Ferro

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1-Exercitar competências hermenêuticas e heurísticas;
2-Exercitar a análise conceptual terminológica;
3-Exercitar a capacidade de conceber e testar possibilidades interpretativas;
4-Exercitar a capacidade de analisar, discutir e tratar argumentos;
5-Exercitar a capacidade de produzir exposições interpretativas de textos filosóficos;
6-Exercitar a capacidade de reflexão crítica, bem como o sentido do diálogo.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

A \"Monadologie\", de Leibniz.
Pretende-se fazer uma análise de cada um dos parágrafos, trazendo à luz todas as suas implicações tácitas. A análise deverá ser rigorosa e completa, mostrando como é possível compreender em fórmulas concentradas uma multiplicidade de conceitos e descrições.
Interessa mostrar como as complexas noções de \"mónada\" e de \"monadologia\" influiram decisivamente no pensamento filosófico posterior.

Bibliografia

Leibniz, Gerhardt, G., (1978) Monadolodgie. In Die Philosophischen Schriften. Hildesheim: Olms (reimp), vol. VI.

Método de ensino

Num primeiro momento, a análise do texto será levada a cabo pelo docente. Posteriormente, cada aluno escolherá um (ou vários) parágrafos da Monadologia para os apresentar no seminário. Dessa apresentação deve resultar uma discussão entre todos os intervenientes do seminário. No final do ano, cada aluno deverá apresentar um trabalho escrito sobre o parágrafo (ou parágrafos) da Monadologia que escolheu.

Método de avaliação

Avaliação: apresentação no seminário (50%); trabalho escrito (50%)

Cursos