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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Filosofia Antiga

Código

711031071

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

a) Adquirir um conhecimento aprofundado de figuras relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir um conhecimento aprofundado dos problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
c) Adquirir um conhecimento aprofundado das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
d) Desenvolver a capacidade de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto da filosofia antiga.
e) Adquirir um conhecimento aprofundado da terminologia filosófica antiga e do seu papel a génese da terminologia filosófica.
f) Adquirir a capacidade de leitura crítica e autónoma de alguns textos filosóficos fundamentais da filosofia antiga.
g) Desenvolver a capacidade de identificar os nexos entre problemas e concepções da filosofia antiga e questões filosóficas actuais.
h) Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas na área da Filosofia Antiga.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

A coisa humana: -res mortalium/Hê physis anthrôpôn. A partir de Tácito e Tucídides.
1) Análise da expressão técnica para designar o ser humano em Tucídides e em Tácito.
2) As expressões para a causalidade no pensamento antigo grego e romano.
3) Motivação histórica e causalidade científica.
4) Os caracteres humanos e a influência do destino do estado.
5) Sintomas, causas e cura no domínio político e medicinal.

Bibliografia

H.S. Jones and J.E. Powell (1942). Thucydidis historiae, 2 vols. Oxford.
Fischer, C. D. 1901. Cornelii Taciti, Annalium Ab Excessu Diui Augusti Libri. Oxford.

Método de ensino

O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.

Método de avaliação

A avaliação é individual, através de um teste escrito (70 %) no final do semestre e um ensaio escrito (30% ) supervisionado no acompanhamento tutorial.

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