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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Filosofia Medieval

Código

711031072

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Adquirir conhecimento aprofundado de figuras relevantes do pensamento filosófico medieval.
2. Adquirir a capacidade de leitura crítica e autónoma de alguns textos filosóficos fundamentais do período medieval.
3. Desenvolver a capacidade de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
4. Analisar problemas filosóficos específicos da época medieval.
5. Reconhecer ligações entre o pensamento medieval e alguns textos e conceitos filosóficos actuais.
6. Adquirir a capacidade de comparar autónoma e criticamente o tratamento medieval e contemporâneo de problemáticas afins.
7. Adquirir um conhecimento aprofundado dos “conflitos” metodológicos e doutrinais da filosofia medieval, na sua articulação com os problemas filosóficos com que se prendem.
8. Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas no âmbito disciplinar da Filosofia Medieval.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Origem dos conceitos de vontade e de liberdade. Os conceitos de vontade e liberdade em Tomás de Aquino e Duns Escoto. Estudo e análise da polémica conceptual entre Tomás de Aquino e Duns Escoto relativamente à vontade, às relações com o intelecto e à natureza da causalidade própria da vontade e da liberdade.

Bibliografia

Thomas de Aquino. (1984). Suma Theologiae (trad. francesa). Paris: Cerf.
Thomas de Aquino. (1999). Summa Contra Gentes (trad. francesa), Paris: Gallimard
Thomas de Aquino. (2003). De Malo, (trad. inglesa). Oxford: Oxford U.P.
Loiret, F. (ed.). (2009). Jean Duns Scot. La Cause du Vouloir suivi de l´Objet de la Jouissance, Paris: Les Belles Lettres.
Vos Jaczn, A., et al. (ed.) (1994). John Duns Scotus. Contingency and Freedom, Lectura I 39, Dordrecht: Kluwer.
Wolter, A. (2000). John Duns Scotus. A Treatise on Potency and Act., New York: The Franciscan Institute.
Wolter, A. (1997). Duns Scotus on the Will and Morality, Washington: The Catholic University of America Press.


Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.

Método de avaliação

Avaliação: Frequência obrigatória (2/3 da classificação final) e um trabalho escrito (1/3 da classificação final).

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