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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Filosofia Moderna - 2. semestre

Código

711031073

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Manuel João Matos

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1. Adquirir conhecimento aprofundado de autores da filosofia europeia da época moderna, através do estudo crítico dos seus textos.
2. Adquirir um conhecimento aprofundado de conceitos e concepções metodológicas da filosofia moderna, bem como a capacidade de os situar no seu contexto histórico.
3. Adquirir um conhecimento aprofundado dos conflitos metodológicos e doutrinais da filosofia moderna, na sua articulação com os problemas filosóficos com que se prendem.
4. Adquirir um conhecimento de temas filosóficos relevantes, através do estudo do seu tratamento no período moderno.
5. Adquirir a capacidade de leitura crítica e autônoma de alguns textos filosóficos fundamentais da idade moderna.
6. Adquirir uma compreensão aprofundada das relações entre as principais linhas de desenvolvimento da filosofia moderna e a evolução das ciências a partir do renascimento.
7. Adquirir a capacidade básica de investigação de problemas no âmbito da filosofia moderna.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Antropologia, Ética e Política na Filosofia Moderna de Descartes a Kant
1. Os princípios da Antropologia Moderna.
2. A diferença e a complementaridade entre a Moral e a Política na Filosofia Moderna.
3. A Ciência Moral e Política de Rousseau e o direito natural moderno.
4. Rousseau, Kant e Habermas e os princípios do “direito político”.
5. A complementaridade entre o Direito e a Moral na ética da discussão e o “princípio da democracia”.
6. Liberdade positiva e liberdade negativa: o princípio da sua diferenciação de Hobbes a Kant.

Bibliografia

Habermas, J. (1990). O Discurso Filosófico da Modernidade. Lisboa: D. Quixote.
Habermas, J. (2003). Direito e Democracia. Entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2 vols.
Hobbes, T. (1946). Leviathan. Oxford: Basil Blackwell.
Locke, J. (1970). Two Treatises of Civil Government. London: Everyman´s Library.
Rousseau, J.-J. (1964). Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes. In Œuvres complètes, III. Paris: Gallimard.
Rousseau, J.-J. (1964). Du contrat social ou les principes du droit politique. In Œuvres complètes, III. Paris: Gallimard.

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e aulas práticas com o mesmo peso letivo. Discussão de textos filosóficos relativos aos grandes temas da Filosofia Moderna.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por Frequência (40%); trabalho com defesa oral (40%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).

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