Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Filosofia Contemporânea - 1. semestre

Código

711031074

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Paulo Melo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo.
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrónica e sincrónica.
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

Numa leitura de passagens do ensaio de ontologia de Sartre L´être et le néant, serão discutidos os seguintes tópicos:
* ´presença a si´, ´consciência (de) si´;
* ´negação externa´, ´negação interna´;
* ´princípio de identidade´, ´princípio de não contradição´;
* ´imanência´, ´transcendência´;
* ´reflexão pura´, ´reflexão impura´;
* ´espontaneidade´, ´translucidez´;
* ´passividade´, ´opacidade´.

Bibliografia

* Sartre, Jean-Paul, L’Être et le Néant (1943), nrf, Éditions Gallimard, 1968
[Traduções: inglês (Hazel Barnes; Washington Square Press); português (Paulo Perdigão; Editora Vozes]
* Sartre, Jean-Paul, La Transcendance de l’Ego (1936-1937), Librairie Philosophique J. Vrin, Paris, 1966
[Traduções: inglês (Andrew Brown; Routledge Classics); português (Pedro Alves; Edições Colibri)]
* Sartre, Jean-Paul, L´imaginaire (1940), idées nrf, Gallimard, 1966
[Traduções: inglês (Bernard Frechtman; New York: Philosophical Library)]
* Sartre, Jean-Paul, L´imagination (1936), Nouvelle Encyclopédie Philosophique, PUF, 1965
[Traduções: inglês (Forrest Williams; Ann Arbor: University of Michigan Press); português (Manuel João Gomes; Difel)]
* Sartre, Jean-Paul, Esquisse d´une théorie des émotions (1939), Le Livre de Poche, Hermann, 1995
[Traduções: inglês (Bernard Frechtman; New York: Philosophical Library); português (Paulo Neves; L&PM Editores)]

Método de ensino

Aulas expositivas e de leitura e discussão de textos.
Ensino presencial

Método de avaliação

O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.

Cursos