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Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Pensamento Hispânico - 2. semestre

Código

711031075

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Júlio Silva

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

1) Identificação da natureza e aspectos principais do pensamento hispânico contemporâneo;
2) Análise da evolução do intelectual no universo cultural ibero-americano na perspectiva da História das Ideias;
3) Conhecimento geral dos autores mais relevantes do pensamento hispânico.

Pré-requisitos

Não aplicável.

Conteúdo

1) Introdução ao pensamento hispânico contemporâneo.
2) Panorâmica dos aspectos culturais do pensamento espanhol contemporâneo. A difícil transição política do absolutismo para o liberalismo na primeira metade do século XIX. A interpretação dos acontecimentos históricos pelos intelectuais liberais e católicos Ambiguidades e limites da cultura espanhola da primeira metade do século XIX.
3) A Restauração (1874-1875) e a crise do “fin-du-siècle” (1898-1905). A derrota na guerra hispano-americana e a perda das últimas colónias (1898). Repercussões do “cataclismo nacional” no campo cultural: a concepção dos intelectuais como minoria selecta e artífices da identidade nacional.
4) A Geração de 98 e o pensamento de Miguel Unamuno (1864-1936).
5) José Ortega Gasset (1883-1955): Razão vital; Razão histórica; A posição orteguiana relativamente ao realismo ontológico; Ortega y Gasset perante as correntes fenomenológicas e existencialistas.

Bibliografia

1. PROYETO PENSAMENTO HISPANICO: http://www.ensayistas.org/
2. BEORLEGUI, Carlos, Historia del pensamiento filosófico latinoamericano,Bilbao, Universidad de Deusto, 2004.
3.PAIM, Paim, História das Ideias Filosóficas no Brasil , 5ª edição, Londrina, Editora ,UEL 1997
4.GUY, Alain Guy, Historia de la filosofia española, Barcelona, Anthropos,1985.

Método de ensino

Aulas expositivas.
Análises e comentários de textos.
Discussão de temas e trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação: participação ativa nas aulas e apresentação de trabalhos orais e escritos (60 %) e teste (40 %).

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