Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Temas de Lógica - 1. semestre

Código

711031081

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Departamento

Filosofia

Créditos

6

Professor responsável

Paulo Melo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português sem apoio tutorial em LE

Objectivos

a) Análise de tópicos situados no âmbito da lógica filosófica.
b) Integração desses tópicos na sua relação própria com a lógica em sentido estrito e com outras áreas do saber filosófico, como a epistemologia e a ontologia.
c) Desenvolvimento da capacidade crítica através da abordagem das questões centrais na área de estudo da disciplina.

Pré-requisitos

Não aplicável

Conteúdo

Apresenta-se a seguir uma lista exemplificativa dos temas a tratar (em cada ano, serão escolhidos alguns dos tópicos deste conjunto em aberto): concepções da lógica; cálculo de dedução natural versus cálculo axiomático; os teoremas básicos da metalógica; paradoxos; validade lógica; a distinção entre enunciados analíticos e enunciados sintéticos; verdades necessárias e essencialismo; carácter predicativo ou não predicativo de “existe”; referência e modalidade; nomes próprios, termos singulares, termos gerais e termos de espécie natural; funções de verdade; quantificação universal e quantificação existencial; quantificação em contextos extensional e intensional; quantificação objectal e quantificação substitutiva.

Bibliografia

• Jacquette, Dale (ed.), A Companion to Philosophical Logic, Blackwell Publishing, Oxford, 2006
• Quine, W. V., Philosophy of Logic, Prentice-Hall, Inc., Englewood Cliffs, N.J., 1970
• Sainsbury, Mark, Logical Forms, Basil Blackwell, Oxford, 1991
• Strawson, P. F. (ed.), Philosophical Logic, Oxford University Press, London, 1967
• Wolfram, Sybil, Philosophical Logic, an Introduction, Routledge, London and New York, 1989

Método de ensino

Aulas teórico-práticas.
Ensino presencial

Método de avaliação

O aluno poderá escolher entre as seguintes modalidades: a) uma ou duas intervenções orais programadas, com apresentação prévia do tópico tratado [factor de ponderação na nota final: 20%, cada intervenção] + uma prova escrita de frequência; ou, b) um trabalho escrito [factor de ponderação na nota final: 40%] + uma prova escrita de frequência; ou, c) apenas uma prova escrita de frequência.

Cursos