Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Endereço

Avenida da República, Estação Agronómica Nacional
2780-157 Oeiras
http:/www.itqb.unl.pt
Tel.: +351 21446 91 00 | Fax: +351 21441 12 77
E-mail: info@itqb.unl.pt

Coordenador ECTS

Inês C. Pereira

Descrição

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB-NOVA) é um centro de investigação da Universidade NOVA de Lisboa. A sua missão é desenvolver investigação científica e formação avançada nas áreas da química, biologia e tecnologias associadas e, ao mesmo tempo, servir a comunidade e promover a ciência e a tecnologia.

A forte experiência em Biociências Moleculares presente no ITQB-NOVA norteia a investigação em dois desafios actuais, focados no bem-estar da sociedade (Bases Moleculares da Saúde e da Doença) e no ambiente (Recursos Biológicos e Desenvolvimento Sustentável). Neste sentido, o ITQB-NOVA coordena duas unidades de investigação – MOSTMICRO e GREEN-IT – e está envolvido numa terceira – iNOVA4HEALTH.

Neste momento, o ITQB-NOVA acolhe 55 laboratórios independentes, num total de mais de 400 investigadores (incluindo 135 estudantes de doutoramento), com diferentes percursos e interesses de investigação e que contribuem para um ambiente científico estimulante.

Os investigadores beneficiam de excelentes equipamentos, infraestruturas e serviços de apoio para a realização de projectos de investigação nacionais e internacionais, obtidos de forma competitiva junto de agências de ID nacionais e internacionais.

Graças à qualidade e diversidade da investigação e ao foco na internacionalização, o ITQB-NOVA é um centro de referência para a formação avançada ao nível de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

O ITQB-NOVA coordena três programas doutorais financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Molecular BioSciences, PlantsforLife, Microbiology at the Host-Pathogen Interaction. Está ainda envolvido em mais quatro: Sustainable Chemistry, Bioengineering Systems, Cell Therapies and Regenerative Medicine, e Catalysis and Sustainability.

Ao nível do 2º ciclo, o ITQB-NOVA colabora com outras instituições para o Mestrado em Microbiologia Médica, o Mestrado em Bioquímica para a Saúde e o Mestrado em Comunicação de Ciência. Mais recentemente, foi acreditado um novo mestrado, coordenado pelo ITQB-NOVA, Mestrado em Biotecnologia para a Sustentabilidade. O ITQB-NOVA oferece ainda cursos de iniciação à investigação não conferentes de grau.