Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

    Serviços de apoio

    Serviços Académicos
    Asseguram o relacionamento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com os candidatos a alunos e atuais e antigos discentes (candidaturas, matrículas, inscrições e frequência de cursos; certidões, diplomas e declarações; arquivo académico e pedagógico; organização do apoio ao funcionamento letivo, etc.).

    e-mail:  academicos@ensp.unl.pt

    Gabinete de Apoio à Investigação e Inovação (GAIDI)
    Tem por função desenvolver todas as tarefas de apoio ao desenvolvimento das atividades de investigação, nomeadamente no que respeita às relações com entidades e programas de financiamento.

    e-mail:  GAIDI@ensp.unl.pt

    Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
    Compete-lhe a promoção e a difusão da vida e das atividades ENSP ou com ela relacionados, sendo responsável pela organização e disponibilização da informação interna (intranet) e externa (internet).

    e-mail:  gcimagem@ensp.unl.pt

    Gabinete Jurídico (GJ)
    Para além da assessoria aos órgãos da ENSP, o GJ tem por função apoiar os docentes e discentes no tratamento e divulgação da informação jurídica nacional e internacional com interesse para os âmbitos de atividades da ENSP e o apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, projetos e trabalhos.
    e-mail:  gj@ensp.unl.pt

    Centro de Documentação e Informação (CDI)
    Tem por função gerir as tarefas relacionadas com a recolha, tratamento, acesso e divulgação da documentação e informação científica e técnica, nas áreas de investigação e inovação científica da ENSP e ainda implementar e operacionalizar a política e atividade editorial da Escola.

    e-mail:  docinfo@ensp.unl.pt

    Gabinete de Informática (GI)
    Tem a função de gerir os meios e recursos relativos à informática e tecnologias de informação nos mais diversos domínios necessários, designadamente no que respeita à sua manutenção e à necessária formação específica dos seus utilizadores.

    e-mail:  informatica@ensp.unl.pt

     

    Biblioteca

    A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) dispõe de duas salas de leitura com capacidade para 15 utilizadores em regime de livre acesso, destinando-se ao seu corpo docente e discente, assim como aos ex-alunos da ENSP e ao público em geral, de acordo com o regulamento do CDI – Centro de Documentação e Informação.

    O fundo documental da Biblioteca é, essencialmente, constituído por cerca de 16.000 monografias (nas quais se inclui a literatura cinzenta) que se encontram registadas em catálogo e por mais de 200 títulos de publicações periódicas de carácter científico e técnico, em versão impressa. A Biblioteca dispõe de várias bases de dados em texto integral e do acesso à B-On, podendo os seus utilizadores aceder a um elevado número de publicações científicas, mesmo fora do campus. O acesso a obras ou artigos de publicações periódicas não existentes no fundo documental da Biblioteca é possível através da colaboração interbibliotecas a nível nacional e internacional. Os utilizadores beneficiam, ainda, de um serviço de fotocópias – no estrito cumprimento dos direitos de copyright - quer de artigos de publicações periódicas, quer de capítulos de monografias, por requisição ou em regime de self-service. Todo o edifício tem acesso wireless à Internet sendo possível aceder remotamente a todas as IGNOREes de informação em suporte digital.


    Horário de funcionamento:
    Das 9:00 às 19:00 horas, de 2.ª a 6.ª feira
    E-mail: docinfo@ensp.unl.pt

    Outro equipamento

    Meios Informáticos
    Além de se encontrar equipada com o sistema wireless, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) disponibiliza aos discentes um núcleo de informática, com cerca de 30 postos de trabalho, acesso à Web, capacidade de impressão de textos.
    Horário de funcionamento: (Núcleo de Informática e Sala de Alunos)
    De 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 24:00 horas
    Aos sábados, domingos e feriados das 9:00 às 20:00
    A todos os discentes é atribuído um endereço eletrónico e respetiva caixa de correio bem como password de acesso aos vários sistemas de trabalho utilizados na ENSP.

    Plataforma de e-learning
    A ENSP utiliza, para as necessidades de ensino e investigação, a plataforma de e-learning  (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle).

    Sistema de VideoConferência
    A ENSP disponibiliza uma plataforma de colaboração à distância destinada à comunidade académica e científica para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutoriais.

    Este sistema possibilita a realização de aulas à distância e reuniões para professores e alunos através da Internet em sessões síncronas ou assíncronas. Permite ainda a gravação poderá assim conter  áudio, vídeo e apresentações sincronizados automaticamente para disponibilizar mais  através do Moodle.

    Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão
    O Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão da ENSP (LABTEC), constitui um repositório organizado de técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, relevante para o ensino/aprendizagem e para os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.

    Laboratório de Saúde Ocupacional
    O Laboratório de Saúde Ocupacional é um espaço de desenvolvimento de projetos de investigação e de ação externa na comunidade a promover pela ENSP, para além de possuir algumas técnicas de avaliação clínica em vigilância de saúde, no contexto da Medicina do Trabalho utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem do Curso de Medicina do Trabalho.

    Estágios

    Alguns dos cursos ministrados na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) contemplam, no seu plano de estudos, a realização de estágios.

    Nestes casos, os estágios são realizados em instituições (públicas ou privadas) seleccionadas pela ENSP e com as quais se acordou previamente as condições para a sua concretização.

     

    Cursos de línguas

    A Escola Nacional de Saúde Pública não contempla na sua oferta cursos de línguas.

    Poderá obter informações sobre este assunto consultando a secção Cursos de Línguas deste Guia.

    Serviços de alimentação

    A Escola dispõe de um bar, com capacidade para cerca de 25 pessoas, onde são servidas, além dos produtos de pastelaria, todo o tipo de refeições ligeiras.

    Horário de funcionamento:
    de 2.ª a 6.ª feira - das 8:30 às 19:00 horas
    Os alunos poderão ainda recorrer aos serviços de alimentação da NOVA.

    Instalações com resposta a necessidades especiais

    A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) encontra-se dotada de estruturas que permitem a acessibilidade às suas salas de aulas e espaços comuns a pessoas com necessidades especiais, concretamente portadoras de deficiências físico-motoras:

    . lugares de estacionamento reservados a estes utentes
    . rampa exterior de acesso ao edifício,
    . elevador,
    . instalações sanitárias adequadas (no 1.º, 2.º e 3.º pisos),
    . portas das salas de aula, auditórios e outros centros de actividade     dotadas de dimensões regulamentares para movimentação de cadeira de rodas.

    Para mais informações, consulte também a secção Alojamento deste guia.